Ter uma rotina de vida saudável, aliando uma alimentação equilibrada com a prática de atividades físicas, e é claro, uma boa noite de nosso é o desejo da maioria das pessoas.
A busca por saúde e um corpo na medida, estão entre as principais motivações para integrar mais ação ao dia a dia, entretanto, quando este objetivo ultrapassa os limites pode acabar prejudicando ao invés de trazer benefícios.
Isso porque, o excesso de treino ou overtraining, termo como também é conhecido, pode influenciar no estado emocional do indivíduo, desencadeando por vezes, transtornos difíceis de superar.
De acordo com especialistas, o corpo necessita de descanso, afinal, será durante este período que o organismo consegue absorver os nutrientes ingeridos ao longo do dia, inclusive, se recuperar gerando um ganho de rendimento.
Veja algumas reações do overtraining que podem prejudicar seus rendimentos!
1. Ansiedade e insônia
Um dos primeiros sinais de que o indivíduo está exagerando no treino é o sono desregulado. A insônia, assim como a ansiedade surgem devido ao aumento da atividade do sistema nervoso simpático, responsável por responder a situações de estresse.
Diante disto, a frequência cardíaca de repouso fica mais elevada, resultando na dificuldade para dormir nos períodos de overtraining.
Já durante o dia, esta reação acaba sendo caracterizada pela ansiedade, o que pode ser gatilho para outros distúrbios emocionais, como o segundo exemplo logo abaixo.
2. Irritação
A irritação também pode ser um sintoma do overtraining. Esta reação acontece por causa do desequilíbrio hormonal.
Com excesso de treino o organismo acaba produzindo uma maior quantidade de hormônios responsáveis por este estado mais extremo.
Já quem pratica atividade em uma quantidade adequada, tem efeitos da endorfina no corpo, hormônio ligado à sensação de bem estar e prazer, por isso, encontrar um ponto de equilíbrio, sem dúvidas é a chave para o sucesso.
3. Baixa imunidade
Os adeptos ao overtraining também podem sofrer recorrentes dores de garganta, resfriados, entre outras condições que caracterizam a baixa imunidade.
Isso porque, o organismo pode responder ao excesso de treino da pior forma possível. Dessa forma, ele acaba deteriorando o sistema imunológico e deixando o indivíduo mais suscetível a doenças.
O corpo precisa de descanso e diante do overtraining, o organismo entende que só o deixando o indivíduo de cama, terá a recuperação merecida..
4. Efeito rebote (engordar treinando)
Se dúvidas, quem exagera nos treinos está em busca da perfeição corporal, entretanto, saiba que o excesso pode gerar um efeito rebote e ao invés de emagrecer, tonificar ou ganhar massa magra, o indivíduo acaba elevando o peso com gordura.
Este fator está relacionado ao aumento dos níveis de certos hormônios decorrentes do excesso de atividade física, como o cortisol. Associado a essa elevação, ocorre também à inibição dos hormônios que habitualmente ativam o crescimento da massa muscular. O resultado disso: mais gordura e menos músculo.
Devido a estes fatores mencionados acima, muitas pessoas podem até ficar com receio de se exercitar, entretanto, uma rotina ativa é essencial para melhor qualidade de vida. O que é preciso é encontrar um ponto de equilíbrio e para isso, um profissional de Educação Física pode te ajudar.
Veja também: Você sabe como aliviar a dor nos ombros e pescoço causada por estresse e ansiedade?