Hoje, grande parte das pessoas não consegue fazer praticamente nada sem energia elétrica. Ela é utilizada para que os eletrodomésticos funcionem, é responsável por promover a iluminação dos ambientes e mantém também grande parte das empresas funcionando. Mas há alguns meses o preço da energia elétrica estava alto, veja agora que Aneel define bandeira verde nas contas de luz, confira.
Há alguns meses os estados brasileiros se encontravam na bandeira vermelha, no que diz respeito à energia elétrica. No entanto, a Aneel acaba de anunciar a bandeira verde no cálculo da tarifa de energia elétrica, e isso é muito bom. A Aneel deu essa notícia por causa do período crescente de chuvas dos últimos dias, que gerou um grande volume de água represada nos reservatórios.
Então, se você depende de muita energia elétrica para realizar suas atividades, agora isso irá atingir muito menos o seu bolso.
Aneel define bandeira verde nas contas de luz
O último mês do ano está chegando com uma excelente notícia para as pessoas que dependem de energia elétrica, pois a Agência Nacional de Energia Elétrica informou que irá manter a bandeira tarifária verde para todas as pessoas que estão ligadas ao Sistema Interligado Nacional. Isso é muito bom, mas se você não entendeu direito o que isso significa, não se preocupe. Veja abaixo:
Por que a Aneel irá manter a bandeira verde?
A Aneel explicou o por que ela irá manter a bandeira verde nas tarifas das contas de energia. Isso irá ocorrer porque as condições de geração de energia no Brasil estão boas, devido ao intenso número de chuva que ocorreu nos últimos dias, fazendo com que os reservatórios ficassem cheios.
Além disso, as chuvas fazem com que a geração de energia nas usinas hidrelétricas fique melhor, o que diminui o custo para os consumidores. Assim, não é necessário buscar por outras formas de gerar energia, como, por exemplo, as usinas termelétricas.
Bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi instituído no ano de 2015, e de lá pra cá tem provocado variáveis custos no sistema de geração de energia elétrica. O sistema de divisão das bandeiras ocorre em diferentes níveis, indicando quanto cada sistema custa de modo a gerar energia para a população como um todo, tanto em casas, como em comércios e indústrias.
Sendo assim, o cálculo de conta de luz realizado sob a bandeira verde, como será no mês de dezembro, não conta com nenhum tipo de acréscimo. Essas alterações surgem somente quando as bandeiras aplicadas são a vermelha e a amarela. A bandeira amarela tem uma variação de R$2,989 a cada 100 KWh consumidos, enquanto a bandeira vermelha tem uma alteração de R$9,795 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.
Cobertura do SIN
O Sistema Interligado Nacional realiza a cobertura em praticamente todo o país. Geralmente, ele se divide em quatro: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Apenas alguns locais da região Norte do país, do Mato Grosso e do estado de Roraima não recebem essa assistência. Sendo assim, no mês de dezembro, pode contar com uma conta de luz mais barata.