Está confirmado! A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou mudanças que vão impactar a forma como os moradores de um estado brasileiro assistem televisão.
Em resumo, isso vai acontecer porque as emissoras passarão a utilizar uma nova frequência de transmissão.
Ao longo do texto você vai ter mais detalhes! Boa leitura!
Lista da Anatel
Nesta quinta-feira (14), a Anatel divulgou uma lista com um total de 212 municípios que receberam a autorização para a implantação da tecnologia 5G.
Desses, 18 ficam no Rio de Janeiro. Desse modo, o estado fluminense inteiro passa a ter a liberação para o novo sistema de dados móveis.
No entanto, para que o sinal 5G comece a funcionar, é necessário desocupar a faixa de transmissão que as antigas antenas parabólicas usavam, com o objetivo de evitar conflito. Assim, a população precisa fazer a migração para a TV Digital.
Anatel e o sinal digital
Há alguns anos, a Anatel lidera a campanha para a migração das antenas parabólicas para a TV Digital.
Com isso, o sinal das emissoras de televisão deixará de usar a Banda C para usar a Banda Ku. Contudo, os aparelhos de TV mais antigos não conseguem receber o novo sinal.
Sendo assim, é necessário comprar uma antena nova e um aparelho novo ou investir em um conversor de sinal digital.
Diante desse cenário, como parte da população não possui recursos para fazer esse investimento, a Anatel informa que entidades estão doando kits de TV digital para as pessoas de baixa renda (veja os detalhes sobre a Siga Antenado a seguir).
Com isso, elas continuam tendo acesso aos canais de televisão, que são uma fonte de entretenimento e de informação para esse público.
Confira também: CESTA BÁSICA para inscritos do CADÚNICO: Veja lista de quem receberá em setembro
E a cobertura 5G?
A liberação da Anatel não significa que todo o estado do Rio de Janeiro contará com cobertura 5G a partir desta data. A decisão do órgão garante apenas que as operadoras já podem instalar as antenas 5G em todas as cidades do Rio.
Entretanto, quem vai receber o sinal e quando isso vai acontecer são decisões que competem às operadoras que atendem os municípios.
Anatel orienta sobre o kit digital
A instalação é realizada por técnicos do projeto Siga Antenado, que vão até a sua casa conforme o agendamento, e providenciam a troca do equipamento.
Em resumo, os requisitos são:
- Fazer parte de algum programa social do Governo Federal (inscrito no CadÚnico);
- Possuir uma antena parabólica tradicional; e
- A antena parabólica deve estar devidamente instalada e conectada à TV para assistir à programação.
Dessa forma, se você está dentro dos critérios, o telefone para acionar a central de atendimento da Siga Antenado é o 0800 729 2404. Ou então, pode acessar a página da internet.
Leia também: Governo Lula confirma ANTECIPAÇÃO do pagamento do BOLSA FAMÍLIA