As projeções de analistas do mercado financeiro tiveram uma mudança significativa nesta semana. Após seis semanas de alta, as estimativas para a inflação no Brasil em 2022 recuaram de 5,92% para 5,79%.
Nesta atualização, a redução aconteceu devido à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que subiu 0,41% em novembro. Esse resultado veio abaixo das projeções dos analistas, que acreditavam em uma alta ainda maior.
Em resumo, o IPCA é considerado a inflação do país, e é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como a taxa de novembro veio mais fraca que o esperado, os analistas já acreditam que a inflação não será tão elevada assim neste ano. Para 2023, as estimativas ficaram estáveis em 5,08%.
Os dados fazem parte do relatório Focus, que revela as projeções de analistas de mais de cem instituições do mercado financeiro sobre indicadores econômicos do Brasil. O Banco Central (BC) divulgou o relatório nesta segunda-feira (12).
Auxílio Brasil: veja a quantidade de usuários por região em dezembro
Veja mais projeções dos analistas
A publicação também revelou as novas projeções dos analistas sobre o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Nesta semana, o mercado financeiro manteve estáveis as projeções para o crescimento da economia brasileira em 3,05%, após quatro semanas de alta.
Para 2023, os analistas projetam um crescimento de 0,75%, taxa bem mais tímida que a deste ano. A taxa também ficou estável em relação à semana anterior.
Além disso, as estimativas para a cotação do dólar em 2022 ficaram estáveis em R$ 5,25. Já para 2023, os analistas mantiveram a cotação da moeda americana estáveis em R$ 5,25.
Por fim, os analistas estimaram até a semana passada que a taxa básica de juros do país, a Selic, encerrasse 2022 a 13,75% ao ano. A saber, essa taxa se repetiu nas últimas 23 atualizações do relatório Focus, e foi justamente isso o que aconteceu.
Em síntese, o BC se reuniu na semana passada, pela última vez em 2022, para definir os juros do Brasil. A entidade financeira manteve pela terceira vez consecutiva a taxa Selic estável em 13,75% ao ano. Para 2023, os analistas projetam uma Selic em 11,75% ao ano.
Veja ainda: Etanol, gasolina e energia elétrica têm maiores quedas em 12 meses