Manter uma boa reputação perante o mercado de crédito é algo muito importante para a maioria das pessoas. Assim, entre crenças verdadeiras e mitos, aflora a curiosidade para saber o que de fato interessa na análise de crédito.
Uma informação que está sempre presente entre os brasileiros, é a de que informar o CPF nas notas fiscais na hora da compra ajuda a melhorar o score, mas será que isso é verdade?
Na dúvida os brasileiros continuam inserindo o número nas notas, alegando que dessa forma, o sistema interpreta que o consumidor tem uma atividade financeira saudável.
Quer descobrir o que é mito e o que é verdade no processo de análise de crédito? Continue a leitura desse texto até o final, ele traz todos os esclarecimentos sobre esse tema!
Inserir o CPF na NF melhora o score?
Essa é uma crença sem nenhum fundamento. Então, esse é o primeiro mito que muitos brasileiros têm o hábito de praticar, acreditando que está melhorando sua reputação creditícia, e na realidade é pura ilusão.
Desse modo, convém entender que o consumidor pode ter outras vantagens com essa prática, como colaborar para que não haja sonegação, participar de sorteios, conseguir retornos financeiros. Entretanto, isso depende das diretrizes de cada estado.
Dados importantes para a análise de crédito
O sistema de dados dos órgãos de proteção ao crédito realmente se baseia em informações que coleta sobre o histórico do consumidor. Então, é importante manter hábitos responsáveis. Sendo assim é importante se atentar para alguns aspectos como:
- Pontualidade no pagamento de débitos (cadastro positivo);
- Evitar o registro de débitos nos serviços de proteção ao crédito (dívidas negativadas);
- Quantidade de vezes e intervalo de consultas ao CPF (por terceiros);
- Número de empréstimos e histórico de pagamentos.
Essas são informações que realmente estão na mira de órgãos como o Serasa score.
Entendendo a pontuação no score para análise de crédito
Primeiramente, é crucial entender como funciona a pontuação de crédito para então compreender como ela pode impactar seu acesso ao mercado de crédito. Ela está dividida em intervalos de pontuação, e cada um deles confere uma avaliação ao consumidor. Ficando da seguinte forma:
- Score baixo – de 0 até 300;
- Score regular – de 301 até 500;
- Score bom – 501 a 700;
- Score excelente – 701 a 1000.
Com essa informação, o consumidor tem a possibilidade de planejar suas operações que exijam análise de crédito.
Dado mais impactante na pontuação do score
Por fim, é crucial saber qual comportamento pode trazer impacto mais significativo na reputação, perante o mercado de crédito.
Dessa forma, os pontos mais importantes, que os órgãos de proteção ao crédito avaliam, do perfil financeiro de um consumidor, é a forma como paga suas dívidas e seu comportamento em relação às finanças.
Nesses aspectos da vida financeira entram, por exemplo, o pagamento sem atrasos de débitos com diversos serviços públicos e faturas de cartões de crédito.
Afinal, a pontualidade nesses pagamentos indicam um comportamento responsável e isso gera confiabilidade. Em contrapartida, os atrasos podem indicar riscos, diminuindo a confiança do mercado.
Esses comportamentos do consumidor demonstram sua capacidade de gerenciar suas finanças pessoais.
Outra métrica relevante na análise de crédito é a relação de proporção entre a dívida e a renda do indivíduo.
Agora que você já sabe os dados que realmente interessa na hora da análise de crédito, fique atento a esses pontos. Volte para mais informações.