Depois de receber algumas críticas por uso de um termo racista no Mais Você desta última quarta-feira (22), Ana Maria Braga se desculpa e promete que situação não se repetirá. Entenda a confusão!
Ana Maria Braga se desculpa após uso de termo racista
Durante seu programa desta quarta, a apresentadora mostrou o repórter Fabrício Battaglini em uma plantação de girassóis e disse estar com ‘inveja branca’ do rapaz. O termo é considerado racista por associar a cor branca a coisas positivas, enquanto a cor preta é vista como algo ruim, pesado.
A comandante da atração matinal recebeu diversas críticas por conta do termo inadequado e nesta quinta-feira (23) ela se pronunciou sobre o assunto no programa ao vivo. “Ontem fiz um comentário sobre inveja. Teve gente, principalmente da comunidade negra, que se sentiu ofendida. Eu li os argumentos na internet e vi que as pessoas têm razão. Pessoas ao longo da vida e que têm RG antigo, como eu, usam expressões que fizeram parte de um outro momento. Peço desculpas, com isso eu aprendo, é uma oportunidade para que sumam rapidamente esses vícios de linguagem. Não se repetirá”, garante.
Ana Maria maravilhosa que não ignora o que o povo fala e pediu desculpas pelo expressão que não é mais aceita hoje em dia ❤️❤️❤️❤️ NAMARIA escolhi te amar.
— Isabelle, a secretária (@Gabriel_Gawa) September 23, 2021
https://twitter.com/rezandemendes/status/1441034964384948224
Não importa se a Ana Maria se desculpou mais de uma vez.
O importante é que ela não repete o mesmo erro que cometeu antes depois de se desculpar.
— Caro Mio Ben e 15061988 pessoas (@blau3nda3mon) September 23, 2021
‘Racismo reverso’
Ana Maria já se viu em meio a outras polêmicas de falas consideradas preconceituosas. No início do ano, por exemplo, a apresentadora citou ‘racismo reverso’ para criticar as atitudes de Lumena no BBB21. “Não entendi esse negócio de branquitude. A gente tem culpa disso? Está acontecendo aí um reverso. Você tem que votar em alguém, não importa a cor. É um jogo, é feio isso”, disse, referindo-se a uma briga que a confinada do programa teve com Carla Diaz no confinamento.
A apresentadora continua: “Tem coisa melhor que a mistura, que dá o mulato, que dá o jambo maravilhoso, que é a maioria do brasileiro. Fazer um preconceito reverso nessa é uma bobagem, é uma pena perder esse tempo”, pontua, usando, mais uma vez, um termo racista. Na época, Ana Maria também veio à público se desculpar pelas falas.