Ontem tivemos nosso primeiro olhar (https://www.youtube.com/watch?v=jChsLiRvWXw) sobre a jogabilidade na próxima aventura de terror da Frictional ambientada nos anos 30, Amnesia: Rebirth.
Hoje, o diretor criativo de Frictional Thomas Grip revelou algumas das maneiras como o estúdio atualizou Amnesia: The Dark Descent para passar o sentimento de “uma nova experiência”.
Evolução
A ação no trailer de ontem é muito parecida com Amnesia original, com muita escuridão, coisas horríveis escondidas e portas que simplesmente não se abrem suficientemente rápido.
Mas pequenas mudanças na jogabilidade podem ter “muitos benefícios” para a experiência geral, Grip escreveu no Blog da PlayStation.
Em vez de usar caixas de fósforos para acender tochas, por exemplo, o jogador usará fósforos, o que permite que várias fontes de luz sejam acesas ao mesmo tempo.
Elas também podem ser usadas em uma pitada, brevemente, como uma fonte de luz adicional. Mas isso abre a porta para todos os tipos de novas reviravoltas interessantes e divertidas (bem, “divertidas”).
“Por exemplo, quando você está em um túnel escuro, os jogadores precisam escolher se querem usar seus preciosos fósforos para encontrar mais facilmente seu caminho ou guardá-lo para uma fonte de luz mais à frente”, disse Grip.
“Os fósforos também apagarão mais rápido se você se mover rapidamente, de modo que o jogador é forçado a diminuir a velocidade e pensar bem na sua próxima jogada”.
“Um fósforo também pode apagar no momento errado – justo quando você ouve passos ameaçadores se aproximando”.
“Isso também nos permite simular, sem usar scripts, o jogador acendendo um fósforo apenas para ficar cara a cara com algum tipo de criatura horrível. Um momento direto de uma história de Poe, mas tudo construído por uma jogabilidade dinâmica”, concluiu.
Doença
O sistema de sanidade de The Dark Descent está sendo atualizado para torná-lo “mais reativo”, e também para mudar como ele impacta o jogador.
Em vez de simplesmente desmaiar e cair no chão, o medo aumentado ampliará os sintomas de uma misteriosa doença da personagem Tasi Trianon.
Grip disse que essa abordagem se baseou em lições aprendidas com o horror de ritmo lento da Soma: o agravamento da condição de Trianon é construído em torno da “motivação narrativa central”, embora naturalmente detalhes sobre isso não serão revelados.