A Americanas S.A anunciou nesta quarta-feira (15) a aquisição da Skoob. A saber, essa é a maior rede social brasileira para leitores. Atualmente, a Skoob possui mais de oito milhões de usuários. E a recorrência de compras desses clientes é uma grande oportunidade para a Americanas acelerar as vendas de livros pela internet.
Em resumo, o lançamento da Skoob ocorreu em 2009. De lá pra cá, a plataforma cresceu. Hoje, oferece uma biblioteca virtual aos seus usuários, permitindo a organização de leituras. Aliás, a Skoob ainda permite produção de resenhas e avaliação das obras literárias.
A plataforma também possibilita a interação entre leitores, autores e editoras, disponibilizando ainda interatividade com outras redes sociais. Por sua vez, esses consumidores possuem uma frequência até 50% maior que a média do setor. Por isso, a varejista afirmou que “a aquisição (da Skoob) é um movimento estratégico da Americanas”. A propósito, o valor da negociação não foi divulgado.
Veja mais detalhes da aquisição das Americanas
A Skoob possui mais de 45 milhões de avaliações de obras. Isso mostra o quão interativos são os usuários na plataforma. “A Skoob possui mais de 8 milhões de skoobers, como são chamados os usuários da plataforma, os quais já realizaram mais de 45 milhões de avaliações (reviews) de obras. Os reviews são importantes alavancas de vendas, aumentando em até 40% a conversão da categoria de livros”, disse a Americanas, em nota.
O movimento da varejista é semelhante ao da sua concorrente, a Magazine Luiza. Em suma, a maior varejista do Brasil comprou da Livraria Cultura a Estante Virtual no ano passado. A saber, o valor da negociação chegou a R$ 31,1 milhões.
Por falar na Estante Virtual, seu lançamento ocorreu em 2005, tendo vendido 20 milhões de livros até 2018. Aliás, o canal oferece preços mais baixos que o praticado no mercado, disponibilizando cerca de 40% de itens novos e 60% usados
Leia Mais: Ibovespa recua com desaceleração da retomada econômica global