É de suma importância, para o nosso bem-estar físico e social, que o ambiente em que trabalhamos seja minimamente saudável. Isso porque o nosso trabalho molda nosso humor, nossas relações e precisa ter algum tipo de conforto, pois é no trabalho que passamos a maior parte do tempo durante a semana. No entanto, infelizmente, alguns ambientes de trabalho não são saudáveis e geram muitos sentimentos negativos, às vezes sem percebermos qual é a causa. Com isso, é importante saber identificar se você está trabalhando em um espaço tóxico para decidir o que fazer a partir disso. Dessa forma, veja, hoje, aqui no Brasil123, como identificar um ambiente tóxico no trabalho.
Veja como identificar um ambiente tóxico no trabalho
Está em uma vaga de emprego em que não está se sentindo acolhido ou costuma passar por problemas sérios envolvendo situações incômodas? Então, confira agora alguns sinais que podem indicar esse problema.
Queixas entres os funcionários
O ambiente tóxico de trabalho normalmente vai apresentar vários funcionários que vivem reclamando. Dessa forma, as reclamações podem ocorrer por motivos variados. Consequentemente, elas desvalorizam abertamente o emprego e demonstram insatisfação explícita ao realizar suas funções.
Medo constante de se posicionar ou de receber reclamações
É claro que há a necessidade de sempre manter a vigilância para não realizar suas funções de modo errado, exatamente para não receber uma reclamação. Porém, esse medo mais intenso e compartilhado entre os colegas mostra uma toxicidade naquele espaço. Isso porque o trabalho deve ser um ambiente que tenha um mínimo de conforto para você exercer bem seus afazeres.
Assim, se for o caso, note que os chefes provavelmente não aceitam as opiniões dos funcionários e normalmente beneficiam pessoas específicas. Ainda, poderão haver sermões sem fundamentos e que sejam consenso geral entre os próprios funcionários.
Fuga de responsabilidade
Observe se houve um aumento no número de ausência e de atestados médicos, pois esse fator pode indicar exatamente essa insatisfação com a toxicidade do trabalho.
É possível observar um baixo engajamento profissional e esse fato pode iniciar desentendimentos constantes. Isso pode ocorrer, principalmente, com relação a desinteresses, sensação de sobrecarga, aparência compartilhada de cansaço etc.
Uma consequência que pode tornar o trabalho ainda mais tóxico é que essa situação faz com que os colegas comecem a delegar funções uns aos outros. Isso porque sempre existe aquele famoso “trabalho não pago” (aquela função que não está na carteira assinada). Então, começa a haver muitas críticas de uns contra os outros.
Alta taxa de rotatividade
Um sinal bem determinante é a quantidade de funcionários que entram e saem daquele emprego em períodos de tempo muito curtos. Então, em um trabalho tóxico, esse comportamento normalmente será frequente e de conhecimento geral.
Então, em caso de um novo emprego, a melhor forma de saber mais sobre o ambiente é conversar com seus colegas de trabalho. Além disso, se atente a esse fato durante o tempo que você permanecer.
Por fim, uma dica extra: observe se o seu humor muda fora do ambiente de trabalho. Por exemplo, você sempre sente muita preguiça e desânimo pouco antes de ir trabalhar e tem uma sensação exagerada de felicidade ao sair daquele ambiente.