A cervejaria Ambev fechou o terceiro trimestre deste ano com um lucro líquido de R$ 3,71 bilhões. Isso representa uma alta de 57,4% na comparação com o mesmo período de 2020 (R$ 2,35 bilhões). A saber, a fabricante de bebidas bateu recorde de vendas no período, impulsionando o lucro.
“A AmBev mais uma vez superou as expectativas em uma execução de vendas de alto nível, o que permitiu que seus volumes atingissem o nível recorde no terceiro trimestre, ainda mais impressionante considerando as comparações difíceis do ano passado”, disse a analista do Credit Suisse, Marcella Recchia, em nota a clientes.
Em resumo, o volume consolidado de cervejas cresceu 7,7% no comparativo anual e foi o mais alto já registrado pela companhia em um terceiro trimestre, totalizando 45,6 milhões de hectolitros. Aliás, o acumulado em 12 meses é o maior volume já registrado pela Ambev na série histórica iniciada em 2011.
“Isso reflete o sucesso da nossa estratégia, da atratividade do nosso portfólio de marcas e dos nossos investimentos no crescimento de longo prazo do nosso negócio”, disse a cervejaria. A receita por hectolitro cresceu 12,1% no trimestre, mas o custo do produto vendido por hectolitro avançou ainda mais (18,5%), impulsionado pela taxa de câmbio e pelo comportamento das commodities
A propósito, o volume de produção de cervejas no Brasil cresceu 7,5% em relação ao mesmo período de 2020. Já na comparação com 2019, houve um salto 34,8%. Ambos os resultados, tanto o nacional quanto o do exterior, surpreenderam o mercado, que projetavam queda nos dois indicadores.
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Além disso, o Ebitda, que representa os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, ajustado totalizou R$ 5,46 bilhões no terceiro trimestre. Isso corresponde a uma alta de 7,8% na comparação com o mesmo período de 2020 (R$ 5,07 bilhões).
De acordo com a Ambev, o desempenho robusto no Brasil compensou a retração registrada nos Estados Unidos. Em suma, a cervejaria sofreu com problemas na cadeia de suprimentos. Ao mesmo tempo, enfrentou a tendência de troca de cerveja por destilados por parte dos consumidores.
A saber, a Ambev destacou os seus lançamentos no trimestre, que representaram mais de 20% da receita registrada. “As nossas marcas premium seguiram um contínuo momentum e cresceram high-teens“, disse a cervejaria.
“As marcas tradicionais mostraram mais uma vez sua resiliência, uma vez que as famílias Skol, Brahma e Antarctica tiveram crescimento acima do terceiro trimestre de 2020 e do terceiro trimestre de 2019”, acrescentou a Ambev.
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