A gigante Amazon registrou um lucro líquido de US$ 3,156 bilhões no no terceiro trimestre deste ano. Esse valor representa uma forte queda de 50,15% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado (US$ 6,331 bilhões).
Com isso, o lucro por ação ficou em US$ 6,12, muito abaixo das estimativas do mercado (US$ 8,90) e do resultado registrado no mesmo trimestre de 2020 (US$ 12,37 por ação). Aliás, a Amazon divulgou os expressivos dados na última quinta-feira (28) em seu balanço trimestral.
Da mesma forma que aconteceu com o lucro líquido, a receita gerada no trimestre também veio abaixo do esperado. Embora a receita líquida da companhia tenha crescido 15% no comparativo anual, para US$ 110,8 bilhões, o mercado esperava um receita de US$ 111,6 bilhões. A varejista estima uma receita entre US$ 130 bilhões e US$ 140 bilhões no quarto trimestre.
Além disso, a Amazon revelou que o serviço de nuvem registrou um forte crescimento de 39%. A propósito, as vendas do Amazon Web Services totalizaram US$ 16,11 bilhões no trimestre.
Amazon Prime sofre com escassez de suprimentos
Vale destacar que o forte tombo na comparação anual ocorreu devido à pandemia da Covid-19. Em suma, a crise sanitária afetou diversas atividades econômicas de maneira negativa. No entanto, ocorreu o contrário com a Amazon, que disparou no terceiro trimestre de 2020 em meio às restrições impostas pela pandemia.
Como a base comparativa do ano passado estava muito forte, o tombo neste ano também ficou expressivo. A própria Amazon já havia sinalizado uma desaceleração em seu crescimento, principalmente por causa da escassez de suprimentos, que fez diversas prateleiras ficarem vazias.
Ao mesmo tempo, a companhia enfrentou problemas de falta de pessoal, alta dos custos salariais e dos fretes para transportar os produtos. Isso sem contar nas dificuldades e “questões da cadeia de oferta global”.
De acordo com a Amazon, a companhia se viu numa situação complicada. Em resumo, ela precisou escolher entre otimizar os custos no curto prazo e “fazer o que é melhor para os clientes no longo prazo”. E a companhia escolheu a segunda opção.
Por fim, o CEO Andy Jassy afirmou que a Amazon acredita que irá incorrer em vários bilhões de dólares de custos adicionais para beneficiar os consumidores. A decisão ocorre para combater todos os problemas citados anteriormente.
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