Muitas mulheres têm dificuldade com a amamentação, por causa da dor sentida com ela. Especialmente nos primeiros dias, o desconforto pode ser grande. Algumas sentem tanto, que param a amamentação muito antes do recomendado pelos médicos. Portanto, veja porque a amamentação causa dor e como aliviar esse desconforto, na matéria a abaixo!
Primeiramente, o acompanhamento de um médico pediatra é de suma importância e as informações descritas aqui não substituem as orientações médicas. Essa matéria tem apenas o cunho informativo. O médico é a pessoa ideal para avaliar cada caso e indicar as melhores soluções para eles.
Unha encravada: como você deve cuidar e como pode evitar
Evite testar sugestões aleatórias
As mulheres escutam de muitas pessoas a solução milagrosa, para que a dor no peito não aconteça mais. Passar cremes, pomadas e esfregar o mamilo são algumas dessas sugestões. Acontece que elas não têm cabimento científico e, na verdade, esses procedimentos interfere no processo do seu corpo se preparar para amamentação. Inclusive, você pode machucar o seu mamilo e piorar ainda mais a situação!
Porque o peito dói ao amamentar
Primeiramente, vale ressaltar que o nível de dor sentida durante a amamentação, varia de mulher para mulher. Algumas mulheres sentem apenas um pequeno desconforto nos primeiros dias, enquanto outras sentem realmente muita dor. Não deixe de procurar um médico se estiver tendo muito problema para amamentar.
A dor na amamentação pode ser ocasionada por vários fatores. Um deles é, por exemplo, a lesão nos mamilos. E isso pode acontecer por causa da pega incorreta, ou seja, porque a boquinha do bebê não está se ajustando adequadamente ao mamilo na hora da amamentação.
A pega incorreta pode ter a ver com a posição mal ajustada pela mãe. Contudo, ela também pode ser ocasionada pela dificuldade do bebê em pegar o peito por suas questões físicas. Por exemplo, se o bebê tiver a língua presa, a pega dele não será correta.
Qualidade de vida: veja o que é e como fazer para aumentar a sua
O que pode piorar a dor
Dar bico para o seu neném é uma das atitudes que pode piorar a dor, porque isso interfere na sucção correta. Isso porque o bebê acostuma com a sucção no bico, e depois não pega mais corretamente o mamilo. Usar roupas muito apertadas também interfere na amamentação.
Por isso, dê preferência para roupas confortáveis e soltinhas, que não apertam o peito. Outro fator que pode aumentar a dor é não amamentar por longos intervalos. Procure sempre atender à demanda de alimentação do seu bebê. Esses são apenas alguns, de vários fatores que podem piorar a dor na amamentação.
Como aliviar a dor
Primeiramente, em caso de dores fora do comum, sempre procure um médico. Contudo, se você sente apenas um desconforto, pode aliviá-lo de algumas maneiras caseiras. Uma delas é fazendo massagens na mama dolorida. Outra, é oferecendo o peito mais vezes ao seu bebê.
Após a amamentação, experimente fazer compressas quentes, sempre tomando o cuidado para não machucar a pele, que já está sensível. Se o seu peito dói por causa da produção acentuada de leite, faça a extração, que aliviará a dor.
Insônia: quais são as suas causas e como você pode dormir melhor