A vida financeira exige escolhas que, muitas vezes podem ser difíceis. Algumas delas, inclusive, são o divisor de águas entre uma vida financeira segura e uma vida financeira de aperto e desconforto. E analistas afirmam que uma das escolhas mais importantes é sobre alugar ou comprar um imóvel. Isso porque os valores nessa escolha são bastante altos.
Atualmente, um imóvel pode custar mais de R$ 200 mil facilmente. Com isso, esse será o valor da sua dívida pelos próximos 30 anos, a depender do crédito imobiliário adquirido. Por isso, vamos falar sobre qual é a melhor escolha para você tomar: alugar ou comprar a casa própria.
Existe uma resposta definitiva para isso?
É difícil informar se existe uma resposta pronta para essa pergunta, mas a escolha de alugar ou comprar deve ser muito bem planejada antes de qualquer ação. Apesar disso, existem alguns fatores que você deve levar em consideração antes de decidir. Alguma delas sequer envolvem dinheiro em si.
A primeira questão é a da liberdade. Ao alugar um imóvel, você pode sair a qualquer momento, deixando tudo para trás, sem custos e sem precisar abrir nenhum processo burocrático. Do contrário, ao comprar um imóvel, para sair dele você precisará arcar com uma nova dívida na sua nova residência. Além disso, se você quiser vender seu atual imóvel, precisará abrir muitos processos em cartórios e encontrar uma imobiliária para que um corretor faça a venda para você. Caso deseje fazer tudo isso sozinho, o trabalho pode ser ainda maior.
Por outro lado, se você não pretende sair da sua atual cidade, comprar um imóvel pode ser uma operação tranquila. Você pode achar financiamentos com taxas boas e efetuar os pagamentos das parcelas. Inclusive, é possível economizar nas parcelas.
Por outro lado, a decisão que envolve a parte financeira pode ser bastante impactante. Isso porque as dívidas de comprar um imóvel se estendem por anos e isso pode prejudicar o seu bolso durante todo esse tempo. Dessa forma, não é uma escolha irrelevante entre alugar ou comprar.
Afinal, alugar ou comprar?
A escolha de alugar ou comprar é bastante delicada e precisa ser estudada. Na parte financeira, é preciso lembrar que as suas finanças ficarão comprometidas com uma dívida por um longo prazo de tempo e isso deve contar na sua decisão.
Ao comprar um imóvel, sua dívida se estenderá por bons anos. Por isso, para começar a valer a pena a compra, é preciso que o valor da parcela da compra seja menor que a parcela de um aluguel de imóvel semelhante. Caso a parcela seja maior na compra, financeiramente, o aluguel será a melhor opção.
Ainda, as taxas da compra do imóvel deve ser baixa. Atualmente, a taxa é uma das maiores da história. Por isso, a dúvida entre alugar ou comprar deve voltar apenas em taxas menores. Nesse 2022, provavelmente não valerá a pena comprar imóveis.
Além disso, é preciso levar em conta os valores de outras despesas, como condomínio, reformas e a compra de novos imóveis. No cálculo, isso não deve ocupar mais de 50% do seu atual salário, segundo analistas.