Para quem vem preferindo treinar em casa ao invés da academia, seja devido à pandemia, como também pelo frio intenso que está fazendo nas últimas semanas, há inúmeras alternativas que dispensa uso de aparelhos e equipamentos, como é o caso do treino Strong Bio Ritmo.
Este treino consiste na combinação entre exercícios de resistência, força e hiit, que são divididos semanalmente.
Dessa forma, segundo especialistas, o indivíduo acaba evoluindo no processo de recuperação muscular, quebra de gordura e de proteínas, resultando em músculos tonificados e mais definidos. Além disso, com o Strong Bio Ritmo é possível combater gordura localizada e aumentar a definição corporal.
Como é feito o treino Strong Bio Ritmo
Como destacado acima, esse treino é perfeito para fazer em ambiente doméstico, já que dispensa o uso de equipamentos, sendo necessário apenas halteres e caneleiras para mudar os estímulos.
Cada treino é dividido em blocos com duração de até 45 minutos. Há versões focadas em grupos musculares diferentes, como por exemplo, perna, glúteo e abdômen, que podem ser feitas em até 30 minutos.
De acordo com os desenvolvedores do treino, através de contrações rápidas e lentas é possível promover um efeito anabólico de resistência.
Veja alguns exemplos:
1. Semana
Nesta primeira semana, o foco deve ser exercícios RML (Resistência Muscular localizada), cujo número de repetições elevadas com pouca sobrecarga os caracterizam. Esta ação gera stress metabólico nos músculos. A dica é fazer o maior número de repetições em um minuto, exemplo, de 15 a 30 repetições de 2 a 4 séries.
2. Semana
Na segunda semana, o indivíduo deve priorizar exercícios de força, onde são realizadas poucas repetições, entretanto com maior sobrecarga. Exemplo de 8 a 12 repetições de 3 a 4 séries.
3. Semana
Já na terceira semana, os exercícios serão direcionados ao HITT (treino intervalado de alta intensidade). Nele, o gasto calórico é elevado com objetivo de acelerar o metabolismo, promovendo assim, a queima de gordura. Exemplo: 30 segundos de treino, seguidos por 30 segundos de descanso. Se você é avançado, poderá fazer 45 segundos de treino e 15 de descanso.
Ao final da terceira semana, pode ser reiniciado o ciclo, entretanto, cada treino e tempo varia de acordo com as condições do aluno, por isso, é essencial um acompanhamento profissional na elaboração e execução do treino.
Além do o treino Strong Bio Ritmo, há outras modalidades físicas, que podem ser feitas em casa, sem a necessidade de equipamentos ou aparelhos. Treinos funcionais, alongamentos e até danças estão entre os mais praticados durante a pandemia.
O importante, é que independente da modalidade ou local, todo o indivíduo, de acordo com suas limitações, pratique algum tipo de atividade física, principalmente, em tempos de cuidados com a saúde.
Veja mais: Está treinando em casa? Cuidado com esses erros no pós-treino