De acordo com as estatísticas mais atualizadas divulgadas pelo Departamento de Trânsito do governo brasileiro (DETRAN), existem atualmente 70 milhões de cidadãos brasileiros plenamente capacitados para dirigir. E todos esses motoristas e pilotos precisam estar mais vigilantes do que nunca. Por isso que hoje, iremos indicar as alterações nas regras da pontuação da CNH que preocupa os motoristas.
O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) emitiu recentemente uma declaração esclarecendo as regras de trânsito como as conhecemos. O cidadão com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida já deve se adequar às novas regras de trânsito. Veja abaixo o texto para não ficar sem a própria CNH.
Mudança no limite máximo de pontuação da CNH
Não é um exagero dizer que até os pedestres brasileiros de hoje têm alguma familiaridade com o sistema de pontuação da CNH. Mas se você não é uma dessas pessoas, e não sabe nada sobre esse assunto, pode ficar tranquilo.
Para quem não conhece, a CNH é uma forma de identificação no Brasil que funciona de maneira diferente de qualquer outra forma de identificação. Isso se justifica porque, dirigir um carro é uma atividade perigosa que pode colocar em perigo todos na estrada, não apenas o motorista. Assim, as normas de aplicação do documento são muito mais sólidas e consistentes.
Como funciona o sistema de pontos da CNH?
A CNH opera em um sistema baseado em pontos, que são dados como penalidades aos motoristas que infringiram as leis de trânsito. Quanto mais grave a infração que este cidadão cometeu, mais pontos serão adicionados à sua habilitação.
Antes dessa atualização na legislação, os motoristas que ainda não haviam completado 1 ano de experiência na direção podiam acumular até 20 pontos na CNH sem ter a habilitação suspensa.
Com a mudança do Contran, esse número já mudou: aumentou para 40 pontos, a partir de hoje para todos os motoristas, não apenas para aqueles com menos de um ano de experiência. Além do aumento de pontos, também aborda as aulas de reciclagem realizadas no Brasil. Não se iluda pensando que a mudança no valor da pontuação da CNH é a única mudança anunciada pelo Contran.
Diga-se de passagem, as novas mudanças não ficam por aqui, devendo os condutores do país manterem-se vigilantes se não quiserem correr o risco de terem a sua documentação suspensa.
O que fazer se o motorista tiver a CNH suspensa?
Os motoristas que estão com a CNH suspensa devem fazer curso de reciclagem de documentos. O plano original previa um curso de 30 horas, mas com a mudança nas leis, esse requisito agora é de apenas 10 horas de treinamento. Os condutores D e E precisarão submeter-se a exames toxicológicos.
Além disso, os motoristas devem obter o mais rápido possível a CNH digital, pois ainda a grande maioria dos motoristas possuem a CNH em papel. A CNH digital é a versão eletrônica do cartão de autorização e é acessível através do Portal Gov.Br, como o próprio nome indica. Portanto, cuide com as infrações de trânsito, e solicite a CNH digital o mais rápido possível.