Já faz algum tempo que a alta na gasolina vem afetando o dia a dia de todos os brasileiros. Ou seja, é possível ver o aumento do preço nos postos de combustíveis. No entanto, também é de consenso geral que os produtos do supermercado vêm aumentando assustadoramente. Isso porque o transporte dessas mercadorias é feito por meio rodoviário. Então, confira aqui, no Brasil123, se a alta na gasolina indica boa hora para investir.
Setor petrolífero na alta da gasolina
Apesar disso, para os investidores do setor petrolífero, esse aumento representa uma alta nas ações de mercado. Sendo assim, hoje, vamos te ajudar a entender melhor esse assunto. Isto é, se esse aumento no preço da gasolina indica um bom momento para investir em ações do setor ou não.
Primeiramente, é preciso entender que o preço da gasolina segue as leis de mercado. Ou seja, se há redução de oferta e aumento de demanda, o valor tender a subir, afetando as ações de investimento. Dessa maneira, o preço varia bastante e, dependendo do momento, pode ser uma boa hora para investir.
Confira agora algumas situações que estão impactando essa alta
Diversas situações estão fazendo com que o preço aumente de forma muito brusca. Então, veja abaixo algumas delas.
Redução da oferta
Durante a pandemia, interrompeu-se muito a produção nas indústrias petrolíferas, diminuindo consideravelmente a matéria-prima disponível para a produção de combustível. Dessa forma, muitas empresas fecharam por conta do aumento do preço do barril de petróleo, devido à queda na exploração de commodities.
Assim, associada a essa situação, a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) interrompeu ainda mais a produção com o intuito de manejar a situação. Consequentemente, houve uma redução ainda maior da oferta de petróleo.
Aumento da demanda
A demanda por combustível aumentou em escala micro populacional e macro territorial. Então, por um lado, com a diminuição das medidas de isolamento, a grande maioria das pessoas voltou a ter necessidades de utilizar combustível, seja em carros particulares ou em transportes públicos.
Por outro lado, simultaneamente, vemos países em situações climáticas catastróficas, ou seja, eles estão apelando para termelétricas com o objetivo de gerar energia, isso faz com que seja necessária uma maior quantidade de combustível.
O que essa situação indica para os investimentos?
A verdade é que esse desequilíbrio cria uma tendência de aumento do preço do petróleo ainda maior. Assim isso gera um saldo positivo para as ações e bolsas de valores. Portanto, esse é um contexto benéfico para as grandes empresas petrolíferas, pois elas possuem seus ativos associados à commodities.
Desse modo, de forma resumida, pode-se dizer que a alta no preço das commodities é interessante para os países exportadores. Assim, como a bolsa de valores do Brasil está associada e exposta às mudanças de rotação desse mercado financeiro, o benefício é a própria valorização da bolsa.
Ainda, as commodities está categorizada como grupo de ativos financeiros mais cíclicos, que, atualmente, está sendo alvo de busca do mercado global de investidores. Então, o que está acontecendo é uma rotação desses investidores para abandonar o setor de crescimento. Além disso, eles querem se alojar no setor de valores, que engloba as commodities. Portanto, sim, esse é um bom momento para investir.