A Alphabet encerrou o quarto trimestre de 2021 com um lucro líquido de US$ 20,64 bilhões. Esse montante superou em 35,5% o valor registrado no mesmo período de 2020 (US$ 15,23 bilhões). No acumulado do ano, o lucro disparou 88,8%, totalizando US$ 76,03 bilhões.
Já o lucro por ação passou de US$ 22,30 entre outubro e dezembro de 2020 para US$ 30,69 no mesmo trimestre de 2021. O valor superou as estimativas do mercado, que projetavam um lucro por ação de US$ 27,68 no período.
O principal pilar desse montante expressivo foi novamente a publicidade, cuja receita disparou 35,5% no comparativo anual, para US$ 61,24 bilhões. Em suma, os negócios de publicidade digital de pequenas e grandes empresas no YouTube, bem como no buscador, impulsionaram os resultados no trimestre.
Por falar no YouTube, os ganhos com publicidade na plataforma cresceram 25,4% em relação ao mesmo período de 2020, totalizando US$ 8,63 bilhões. Aliás, o nome da companhia pode não passar a importância que ela tem, mas a Alphabet é apenas a dona do Google.
Receita da Alphabet vem acima do esperad
A receita da companhia totalizou US$ 75,33 bilhões no quarto trimestre, alta de 32,3% em relação ao trimestre anterior. Nesse caso, o resultado também veio acima do esperado, visto que os analistas estimavam uma receita de US$ 72,26 bilhões no período. Com o acréscimo desse resultado, a receita anual ficou em US$ 257,64 bilhões, crescimento de 41,4% na comparação com 2020.
De acordo com a Alphabet, os números do trimestre receberam forte impulso de uma inteligência artificial, que vem sendo desenvolvida pela companhia nos últimos tempos. Em suma, o principal objetivo dessa tecnologia é entregar o produto mais útil para usuários e parceiros da empresa.
O diretor-presidente da companhia, Sundar Pichai, citou o “forte crescimento contínuo” dos serviços de publicidade, que impulsionou os dados da Alphabet no trimestre. Além disso, ele afirmou que o “profundo investimento em tecnologias de inteligência artificial” também fortaleceu os dados no período.
Por fim, o serviço de computação em nuvem Google Cloud encerrou o trimestre com um aumento expressivo de 44,6% na base anual. Com isso, o serviço teve um faturamento de US$ 5,54 bilhões entre outubro e dezembro do ano passado.
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