Os alimentos termogênicos podem auxiliar na perda de peso. Já que esses alimentos, muitas vezes pobres em calorias e ricos em fibras, têm o poder de acelerar o metabolismo. Além disso, podem aumentar a saciedade e são de fundamental ajuda na queima de gordura.
4 opções de alimentos termogênicos para sua dieta
A princípio, pesquisas comprovaram que o efeito térmico da proteína presentes nos alimentos termogênicos é o maior de todos os macronutrientes, exigindo cerca de 30% das calorias que contém, apenas para digestão e processamento. Um benefício adicional é que os alimentos com proteína magra suprimem o apetite!
Esta é uma das razões pelas quais a dieta para perda de gordura exige um alimento de proteína magra em todas as refeições. Além disso, também não é por acaso que os fisiculturistas são, portanto, os atletas mais magros do mundo.
Grãos integrais
Seu corpo queima o dobro de calorias ao digerir alimentos inteiros e ricos em fibras, como aveia e arroz integral. As fibras também desempenham um papel importante na saciedade após uma refeição, desacelerando e melhorando a digestão. Além disso, a fibra regula o trânsito e melhora a absorção de proteínas no corpo.
Carnes brancas
As carnes brancas são ricas em proteínas e sabemos que têm um efeito termogênico no corpo. Portanto, para digerir alimentos ricos em proteínas, o corpo queima de 20 a 30% das calorias desses mesmos alimentos. Isso significa que 100g de proteína (400 calorias) requerem 100-120 calorias para serem digeridas.
Especiarias
Pimenta preta, pimenta caiena, páprica e mostarda, por exemplo, aumentam o metabolismo. Já que isso se deve à capsaicina, que confere esse sabor ardente, e às suas propriedades termogênicas. Adicione molho picante ou pimenta às suas refeições feitas com ovos, carnes, sopas, etc.
Canela
Uma colher de chá de canela por dia reduz os níveis de açúcar no sangue, limita o aumento da insulina e evita o armazenamento de carboidratos em excesso nas células de gordura.
Peixes
Um dos alimentos termogênicos é o peixe. Os mais oleosos como salmão, arenque, sardinha ou cavala contêm ômega 3.
Esses ácidos graxos são conhecidos por reduzir a inflamação, reduzir o risco de ataques cardíacos, melhorar a memória e até queimar gordura. Já que esses peixes também são muito ricos em proteínas, um nutriente naturalmente saciante que estimula o metabolismo.