Os alimentos ricos em vitamina B6 são diversos. Mas você pode encontrá-la principalmente em fermento nutricional, carnes orgânicas, grãos inteiros, sementes oleaginosas, alho fresco, carne, peixe e certas frutas, como bananas semi-secadas e lichia.
Os laticínios e vegetais como pimentão, alho-poró e batata também são boas fontes. Portanto, é muito fácil cumprir a necessidade diária recomendada de 1,8 mg para adultos!
Quais são os alimentos ricos em vitamina B6?
As principais fontes e alimentos ricos em vitamina B6 são carnes, peixes e fígado. Os laticínios e os cereais contêm quantidades menores. A maioria das frutas e vegetais tem baixo teor de vitamina B6 (os mais ricos são bananas, couve-flor e feijão verde.
Observe que a forma de origem animal é 100% assimilada, enquanto a forma de origem vegetal é muito pouco. Pode, portanto, até impedir a assimilação de outras formas de vitamina B6.
Vitamina B6 e magnésio: por que estão associados?
A vitamina B6 e o magnésio frequentemente se usam em combinação durante períodos de excesso de trabalho ou durante um episódio de fadiga temporária. As duas substâncias têm papel complementar no equilíbrio nervoso.
Observe que a vitamina B6 promove a absorção de magnésio.
Deficiência de vitamina B6
As deficiências de vitamina B6 são raras em países desenvolvidos. São observados principalmente em alcoólatras e portadores de doenças crônicas do intestino.
Ela está mais frequentemente ligada a outras deficiências nas vitaminas do grupo B. Por conseguinte, causam dermatite ou lesões nas mucosas (lábios rachados, inflamação da boca), bem como anemia.
Portanto, o consumo de alimentos ricos em vitamina B6 é uma necessidade do organismo. Mas lembre-se: o excesso sempre faz mal.