Os alimentos ricos em triptofano podem garantir uma saúde excelente. Já que trata-se de um aminoácido essencial que entra na síntese da serotonina, e em uma reação em cadeia, a melatonina, chamada de hormônio do sono.
Dessa forma, a melatonina é secretada pela glândula pineal em resposta à ausência de luz. Sendo assim, ajuda o corpo, portanto, a entrar no modo de hibernação por meio de várias modificações (queda de temperatura, nível de cortisol, pressão arterial). Facilita o que é chamado de ritmo circadiano do ciclo sono-vigília.
Vitaminas B, minerais e alimentos ricos em triptofano
Se o leite resume os princípios da boa nutrição para a refeição da noite, deve-se lembrar de evitar o consumo de gorduras e muita proteína animal.
Por conseguinte, os alimentos de preferência são os com conteúdo de triptofano, precursor da serotonina e da melatonina, o hormônio que influencia o sono.
Entretanto, mesmo que os processos químicos no trabalho sejam complexos, parece que uma dieta generosa de vitaminas do grupo B, minerais (magnésio, zinco) e triptofano contribui para adormecer.
Dessa forma, os alimentos ricos em triptofano são:
- leguminosas;
- soja;
- arroz integral;
- bacalhau e peixes em geral;
- amendoim;
- sementes de abóbora;
- leite;
- queijo (parmesão);
- aves;
- ovos;
- fermento de cerveja;
- salsa;
- chocolate;
- banana;
- frutos secos (amêndoas, castanha de caju, etc.)
A carne também é rica em aminoácidos triptofano, mas é muito revigorante, raramente é recomendada por nutricionistas para o jantar.
Além disso, parece que o triptofano se ativa pela absorção de carboidratos que convencionalmente se encontram em massas, arroz, cereais em geral. Por conseguinte, este é um fato a ser considerado no desenvolvimento dos cardápios noturnos.