Os alimentos ricos em selênio ajudam a estimular o sistema imunológico. Para nos abastecer com este oligoelemento e estar em boa forma, dependemos muito dos frutos do mar.
5 alimentos ricos em selênio
O selênio é um oligoelemento que tem vários efeitos em nosso corpo. Trata-se, portanto, de um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.
Alga marinha
É a comida mais rica em selênio, mas difícil de comer uma grande quantidade de algas marinhas. Portanto, será necessário encontrar outros alimentos ricos em selênio, além de suprir suas necessidades diárias.
Enquanto isso, você sempre pode polvilhar suas saladas com kombu real seco. Além disso, essa alga tem outra vantagem na manga: acelera o cozimento de leguminosas e facilita sua digestão!
Atum
O selênio está muito presente nos peixes, principalmente no atum. É uma fonte bastante fácil de selênio porque pode-se encontrar até mesmo em conservas de atum e é acessível.
Fígado de bacalhau
Se o óleo de fígado de bacalhau é conhecido por suas virtudes, o fígado de bacalhau oferece uma alternativa interessante e fácil de cozinhar. Uma boa forma de aproveitar a ingestão de selênio desse peixe.
Alimentos ricos em selênio: Castanha do Pará
É a planta que mais contém esse mineral. Nozes, por conseguinte, também contém fibras. No entanto, quanto mais fibras um alimento tem, mais diminui a biodisponibilidade do selênio.
Para compensar, a vitamina C é adicionada. Por isso, pode-se consumir a castanha do Pará com sumo de limão ou kiwi.
Gema de ovo cozida
Cruas ou cozidas, as gemas são alimentos ricos em selênio. E você pode comê-los facilmente: omelete, ovo cozido, ovo frito, ovo cozido, quiche, bolos. Tudo isso favorece a ingestão do oligoelemento.