Os alimentos ricos em sais minerais fazem parte de uma categoria de micronutrientes. Já que eles são encontrados na dieta de origem vegetal, bem como em água mineral ou água de nascente.
Sendo assim, as principais características dos sais minerais são:
- caracterizados pelo ferro, cálcio, magnésio e sódio;
- compõe grande parte dos alimentos disponíveis;
- têm suas necessidades atendidas com uma alimentação balanceada;
- a ausência do seu consumo pode desencadear várias consequências e, mais ou menos graves, a depender do mineral em questão.
Quais são os alimentos ricos em sais minerais?
A princípio, os sais minerais, considerados micronutrientes, são, junto com as proteínas, os carboidratos, as gorduras e as vitaminas, uma parte importante, e até vital, do nosso corpo. Este último, portanto, precisa dele para funcionar adequadamente e para regular os processos metabólicos.
Além disso, os alimentos ricos em sais minerais são compostos por cálcio, potássio, magnésio, cloro, fósforo, sódio e enxofre.
Dessa forma, as substâncias chamadas de oligoelementos são caracterizadas pelos seguintes:
- cromo;
- iodo;
- ferro;
- cobre;
- zinco;
- manganês;
- selênio.
Em caso de deficiência desses sais minerais, é possível a ocorrência de sinais como distúrbios do metabolismo. Há, inclusive, possíveis danos de caráter fisiológico. Contudo, a overdose dos sais minerais é contraindicada. Isto porque pode desencadear condições negativas.
Cálcio
Leite e produtos lácteos são fontes ideais de cálcio. O mesmo vale, portanto, para certos vegetais verdes: entre outros, brócolis, couve, espinafre, rúcula, acelga e alho-poró são tantos vegetais verdes ricos em cálcio.
Também encontra-se nas avelãs e castanhas do Pará, e até mesmo na água mineral.
Cloreto
As principais fontes de cloreto são alimentos processados com alto teor de sal de cozinha. Podemos citar, por exemplo, pães, conservas de peixes e frios.
Potássio
Se há o consumo adequado de alimentos ricos em potássio, não há deficiência. Já que este importante sal mineral está disponível em várias frutas e vegetais, como:
- cenoura;
- couve-rábano;
- abacate;
- tomate;
- pêssego;
- damasco;
- banana.
Além disso, frutas secas, avelãs, amendoins, amêndoas, castanhas de caju e chocolate preto são ricos em potássio.
Magnésio
Se você quiser prestar atenção na ingestão de magnésio, não pode errar consumindo plantas. Já que vegetais como feijão e ervilha, por exemplo, contêm muito magnésio, produtos integrais também.
Sódio
O corpo se abastece com sal de cozinha e alimentos salgados ou processados.
Fósforo
Para sua ingestão diária de fósforo, use-o, portanto, prontamente em legumes, leite e laticínios.
Enxofre
Além disso, peixes, ovos, laticínios, nozes são alimentos ricos em sais minerais que permitem que você atenda às suas necessidades diárias de enxofre.