Os alimentos ricos em manganês são encontrados em praticamente todos os alimentos. No entanto, os de origem vegetal contêm mais manganês do que os produtos de origem animal. Na verdade, produtos de grãos (pães e cereais), sementes oleaginosas, especiarias e certas frutas e vegetais são repletos do mineral.
No entanto, você também o encontrará em vieiras e caramujos em quantidades interessantes. Considere também as águas minerais que, para alguns, podem ser uma boa fonte de manganês!
Quais são os alimentos ricos em manganês?
O manganês é um metal branco prateado, muito presente no meio ambiente. Encontra-se naturalmente no solo. Suas partículas se transportam pela água e plantas.
É um nutriente essencial para a formação óssea: está envolvido na formação da cartilagem. Também tem papel na síntese de carboidratos e lipídios, bem como na proteção celular, pois, em razão do seu poder antioxidante, protege a membrana celular dos ataques dos radicais livres.
Presente em grandes quantidades principalmente nos alimentos de origem vegetal, pode-se encontrá-lo, sobretudo, em amêndoas e avelãs. Arroz integral, tofu, chá, sementes de soja ou abóbora, leguminosas ou verduras também são uma boa fonte. Além disso, o abacaxi, mirtilo e gengibre também são ideais.
Deficiência de manganês
As deficiências de manganês são raras em humanos. Uma dieta normal e equilibrada fornece naturalmente entre 2 e 9 mg / dia, o que cobre amplamente as necessidades diárias de um adulto. Mas em casos raros, a falta pode resultar em problemas de crescimento e coagulação, pele, unhas, cabelo ou constituição corporal.
É neste momento que os alimentos ricos em manganês podem solucionar o problema. Porém, deixando de lado essas exceções, utiliza-se o manganês em oligoterapia em doses muito baixas, sozinho ou em combinação.
Sozinho serve para combater alergias, por exemplo. Associado ao cobre, combate doenças infecciosas, ou mesmo ao cobalto, para combater um estado de astenia ou anemia, distúrbios nervosos, ansiedade ou palpitações.