Os alimentos ricos em lipídios contêm ácidos graxos saturados (ruins para o colesterol) e ácidos graxos poli-insaturados (bons para o colesterol). Entretanto, os elementos encontrados em peixes são uma categoria separada. Já que são mais longos e mais poli-insaturados do que outros.
Eles protegem contra ataques cardíacos. Dessa forma, essenciais para o funcionamento do cérebro e as comunicações nervosas.
10 alimentos ricos em lipídios
Devemos consumir alimentos ricos em gordura? Certamente, porque precisamos desses lipídios como fornecedores de ácidos graxos úteis, vitaminas solúveis em gordura e também porque precisamos de energia.
Então, abaixo, confira os 10 alimentos ricos em lipídios para equilibrar sua saúde!
- Óleos vegetais e margarinas ricos em ômega 3 e ômega 9: como óleo de linhaça, óleo de noz, óleo de colza rico em ômega 3 e azeite, rico em óleo de amendoim em ômega 9. Tente, portanto, evitar óleo de girassol muito rico em ômega 6;
- Frutas oleaginosas: como nozes, amêndoas, avelãs, pistache. Já que são ricas em ômega 3;
- Ovos: Somente ovos de galinhas criadas ao ar livre que consomem sementes de grama ou linho ricas em ômega 3;
- Peixes: como salmão, arenque, cavala. Rico em ácidos graxos insaturados. Além disso, também contém ômega 3.
Prefira, por conseguinte, peixes silvestres mais ricos em ômega 3 e de melhor qualidade; - Cacau: e sim, o cacau é rico em ômega 3, então, opte pelo chocolate amargo porque é mais concentrado no cacau;
- Sementes: como sementes de linho, sementes de chia;
- Óleo de fígado de bacalhau: o óleo essencial mais rico em ômega 3;
- Carnes: escolha carnes da agricultura ao ar livre;
- Aves: contém muitos ácidos graxos insaturados. Dê preferência às aves criadas ao ar livre;
- Vegetais verdes: como abacate, agrião, alface, espinafre.
Dessa forma, estes são alimentos ricos em lipídios que ajudam a equilibrar a saúde. Portanto, consuma porções sem exagerar!