Os alimentos ricos em flavonóides garantem mais saúde. Trata-se de um grupo diversificado de fitonutrientes (substâncias químicas vegetais) que são encontrados em quase todas as frutas e vegetais. Com os carotenóides, são eles que dão cor à pele.
Quais são os alimentos ricos em flavonoides?
Os flavonóides mais comuns são quercetinas, isoflavonas, antocianinas ou catequinas. Os principais efeitos dessas substâncias são anti-inflamatórios, protetores com efeito benéfico nas doenças cardiovasculares ou mesmo antioxidantes.
Chá
Quer seja o chá preto, verde ou branco, as plantas são alimentos ricos em flavonóides. Estima-se que até 30% das folhas de chá (Camellia sinensis) contenham flavonóides como quercetina, kaempferol ou catequinas. Considere, então, os produtos processados à base de chá que geralmente contêm produtos muito menos ativos.
Azeite
O azeite de oliva contém uma pequena quantidade de flavonóides, bem como outras substâncias que são muito benéficas para a saúde, como ácidos graxos monoinsaturados (ácido oleico). Cuidado, o azeite é relativamente alto em calorias, devendo ser consumido com moderação.
Frutas vermelhas
Frutas vermelhas como morangos, amoras, framboesas ou até mirtilos são alimentos ricos em flavonóides de quercetina. Essas frutas também contêm antocianinas. Conhece-se o mirtilo por sua alta concentração de flavonóides.
Todas essas substâncias possuem um poder antioxidante que atua no envelhecimento e na prevenção do câncer.
Alho
O alho é rico em flavonóides e, portanto, compostos de enxofre apresenta propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais. Estudos demonstraram, por conseguinte, que o alho tem um efeito positivo no LDL (colesterol ruim), bem como em certas doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio.
Maçã
É rica em vitaminas, fibras alimentares minerais e, por conseguinte, flavonóides de quercetina. Esta molécula reduz o risco de doenças cardiovasculares (como acidente vascular cerebral), bem como previne certos tipos de câncer como o do estômago ou cólon, pulmão ou fígado. A maçã, portanto, também contém catequinas.