Os alimentos ricos em ferro permitem a transferência de oxigênio para os músculos. É por isso que, quando você tem deficiência em ferro, pode rapidamente se sentir muito cansado ou ter uma sensação de “cabeça girando”.
Quais são os alimentos ricos em ferro para anemia?
O corpo humano precisa de ferro para obter energia. A deficiência de ferro é chamada de anemia e é caracterizada pela falta de glóbulos vermelhos no sangue.
Mexilhões frescos
Uma opção um tanto incomum, por conseguinte, os mexilhões que se podem encontrar vivos em quase todos os balcões de peixes são indiscutivelmente a melhor fonte de ferro que existe. Versáteis, os mexilhões são deliciosos quando cozinham-se no vapor ou em massa com molho de tomate ou creme.
Cereais
Existem, portanto, centenas de tipos de cereais no supermercado e a qualidade é bastante variável. Os cereais preparados são quase todos fortificados com ferro para permitir que jovens e adultos atendam às suas necessidades.
Legumes
Embora o reino vegetal não seja tão abundante em ferro quanto os produtos animais, algumas culturas são dignas de consideração. É o caso do feijão branco e da lentilha, ambos particularmente ricos em ferro.
Como são ferro vegetal, não ferro animal, você pode combiná-los com vitamina C (vegetais na sopa ou suco de limão em uma salada) para maximizar a absorção.
Quinoa
Cada vez mais famoso, este pseudo-cereal que vem da América do Sul é um verdadeiro tesouro nutricional. Considera-se um cereal e uma proteína: pode substituir grãos e produtos de origem animal, o que o torna muito interessante.
Os grãos de quinoa são alimentos ricos em ferro para anemia, sublimes em saladas, quentes e frias. Seus flocos podem ser misturados em panquecas.
Deficiência de ferro: quem é o mais afetado?
Em primeiro lugar, deve-se ter em mente que a deficiência de ferro é muito menos comum do que a de magnésio.
Quase todos nós somos, atualmente, deficientes em magnésio. Já que a deficiência de ferro afeta principalmente as mulheres (especialmente durante a menstruação ou durante a gravidez), crianças em crescimento, veganos, mas também atletas de “longa duração” como os maratonistas. Além disso, também afeta a todos aqueles que são vítimas de hemorragia ou de problemas da microbiota intestinal.