Os alimentos ricos em estrogênio colaboram principalmente com a saúde feminina. Trata-se de um hormônio capaz de promover o desenvolvimento sexual e de reprodução. Embora esteja presente no público masculino e feminino de todas as faixas etárias, de modo geral encontra-se em graus elevados no público feminino em idade de reprodução.
O estrogênio é capaz de desempenhar uma série de funcionalidades no corpo feminino, de maneira a incluir a regulação do ciclo menstrual. Além disso, auxilia no crescimento e desenvolvimento mamário.
Contudo, ao longo da menopausa, os graus de estrogênio do público feminino acaba se reduzindo. Isto, por conseguinte, pode provocar os sinais como suor noturno e ondas de calor.
Os fitoestrogênios, têm como composição natural as plantas. Há a possibilidade de que ajam de modo parecido ao hormônio que tem produção pelo próprio organismo.
Quais são os alimentos ricos em estrogênio?
As substâncias, em questão, possuem uma estrutura química que se assemelha ao estrogênio e que possibilitam imitar suas atividades hormonais. Por conseguinte, há a ligação com os receptores de estrogênio em seus elementos celulares, de maneira a afetar de forma potencial a funcionalidade estrogênica no corpo inteiro.
Sementes de linhaça
Trata-se de pequenas sementes douradas ou em tom marrom. Atualmente, estão mais conhecidas em razão de suas potencialidades descobertas.
São fontes repletas de lignanas, que compõem químicos que agem como fitoestrogênios. Essas sementes compõem até 800 vezes mais lignanas do que as demais alimentações de caráter vegetal.
Frutas secas
As frutas secas compõem densidades em nutrientes. Já que são simples e deliciosas para preparo de lanches. Caracterizam-se pela fonte poderosa de diversas substâncias fitoestrogênicas.
Damascos, tâmaras e ameixas são algumas das fontes de produtos secos repletos de fitoestrógenos.
Além disso, a fruta seca é composta por diversos outros nutrientes de grande importância, tornando-o um lanche saudável.
Sementes de gergelim
Um dos alimentos ricos em estrogênio são as sementes de gergelim. De tamanho pequeno e rico em fibras, de modo geral é possível incorporá-las em pratos asiáticos para a adição de um sabor delicado, crocante e de nozes.
Portanto, são fontes de fitoestrógenos, entre outros nutrientes relevantes.