Os alimentos ricos em colina podem garantir a prevenção de diversas doenças. A colina é um nutriente essencial para a formação de acetilcolina, um neurotransmissor.
Estudos comprovaram uma ligação entre a ingestão de colina e o funcionamento cognitivo. O consumo adequado pode, portanto, desempenhar um papel na prevenção do declínio cognitivo e da doença de Alzheimer. A colina é, atualmente, usada em uma bebida médica multi-nutriente para o tratamento da doença de Alzheimer de início precoce.
Quais são os alimentos ricos em colina?
Como nutriente essencial, a colina tem papéis fundamentais no funcionamento do organismo humano:
- regula o nível de homocisteína no sangue;
- reduz a assimilação de lipídios;
- reduz o colesterol no fígado;
- aumenta os processos de desintoxicação;
- regula, portanto, a atividade muscular e coordenação;
- harmoniza o desenvolvimento cognitivo;
- constitui as membranas celulares;
- participa na emulsificação de gorduras ;
- produz bile.
Por isso, consumir alimentos ricos em colina pode garantir, então, todas essas funções. Embora os produtos de “carne” sejam os mais ricos em colina, a betaína é, então, encontrada em muitos alimentos comuns.
- fígado de boi;
- germe de trigo;
- soja;
- carne de porco;
- salmão;
- brócolis;
- nozes;
- leite integral.
Ovos são ricos em colina
A colina é um dos nutrientes menos conhecidos nos ovos, mas essa substância semelhante à vitamina é essencial na dieta. A quantidade de que os adultos precisam, portanto, é de 425 a 500 mg de colina por dia, dependendo do sexo.
A fonte mais importante de colina na dieta é, portanto, encontrada nos ovos. Na verdade, um ovo grande contém 147 mg dele, ou cerca de 25% da dose diária recomendada. Todos nós sabemos que a maioria das pessoas, por conseguinte, come 2 a 3 ovos por refeição. Significa que pode-se obter 50-75% de suas necessidades diárias de colina apenas com o café da manhã!
Se você gosta de omeletes de clara de ovo ou come apenas as claras de ovos cozidos, portanto, não obterá os benefícios da colina, pois ela só é encontrada na gema. Por conseguinte, se o fígado produz um pouco, é principalmente nos alimentos ricos em colina que o encontramos. Portanto, é ideal adicionar as gemas ao cozinhar com os ovos.