Os alimentos ricos em cobre fazem parte da maioria dos cardápios. No entanto, é encontrado mais particularmente em fígados e fermentos nutricionais. Os frutos do mar, as sementes oleaginosas, o chocolate, os grãos inteiros, certos vegetais e frutas secas também contêm quantidades significativas.
Deve-se notar que a vitamina C, açúcar, frutose e álcool podem reduzir significativamente a absorção de cobre no intestino. E, portanto, não esqueçamos as águas minerais que também podem ser uma boa fonte de cobre!
Quais são os alimentos ricos em cobre?
Indispensável para manter uma boa saúde, o cobre é um oligoelemento presente em nosso corpo em pequenas quantidades, mas se encontra em muitos alimentos.
Não só desempenha um papel na preservação da cartilagem, ossos e tecidos cognitivos, mas também na síntese de proteínas na absorção de ferro no processo de produção de glóbulos vermelhos.
Muitos alimentos contêm mais ou menos cobre e as deficiências são muito raras.
Mas para equilibrar o organismo com este oligoelemento, você deve apostar mais em:
- nozes;
- leguminosas;
- mariscos e crustáceos;
- miudezas ou mesmo grãos inteiros.
Além disso, algumas águas minerais podem ser boas fontes de cobre.
Suficiência de cobre
As necessidades de cobre em adultos são em média 2 mg por dia, em crianças (entre 6 anos e 18 anos) são entre 1 e 1,5 mg e em idosos, essas necessidades são estimadas cobre a cerca de 1,5 mg / dia.
Em mulheres grávidas, a necessidade média diária é de 2 mg.
Essas necessidades se atendem desde que a pessoa tenha uma dieta balanceada e que varia, considerando alimentos ricos em cobre.