Os alimentos ricos em arginina são uma necessidade para a saúde. Como um aminoácido semi-essencial, a arginina está presente em muitas fontes de proteína na dieta, tanto animal quanto vegetal. Este elemento tem vários papéis importantes no funcionamento do organismo.
Quais são os alimentos ricos em arginina?
O aminoácido está envolvido na eliminação da amônia, na secreção de certos hormônios (incluindo o hormônio do crescimento), bem como no funcionamento adequado do sistema imunológico.
Em razão da arginina, nosso corpo produz creatina, um nutriente considerado não essencial, embora esteja ligado ao desenvolvimento e função muscular.
Além disso, o aminoácido que nos interessa hoje permite que o corpo gere óxido nítrico. Por conseguinte, trata-se de uma substância que promove a dilatação dos vasos sanguíneos.
É por este motivo que a arginina é frequentemente apresentada como o aminoácido da libido!
Como dito anteriormente, é um aminoácido semi-essencial. Normalmente, o corpo é capaz de sintetizar o suficiente para atender às suas necessidades. No entanto, sob certas condições, pode acontecer que a ingestão endógena seja insuficiente e que a suplementação de arginina seja necessária.
Este pode ser o caso após uma infecção grave ou trauma grave, por exemplo. Mas também como parte de uma grande intervenção cirúrgica.
Proteínas
Por fazer parte da composição das proteínas, a arginina é encontrada em diversos alimentos. É o caso dos cereais (aveia, arroz integral, trigo sarraceno), legumes e nozes.
Estas são as principais fontes vegetais de alimentos ricos em arginina. Mas o aminoácido semi-essencial também se encontra em fontes de proteína animal, como:
- peixes;
- carnes vermelhas;
- laticínios;
- aves.
Além disso, também encontramos arginina no chocolate, espirulina e soja.
Suplementos
Hoje, os suplementos alimentares concentrados em arginina estão disponíveis no mercado. Na maioria das vezes, são produtos sintéticos, embora alguns possam ser derivados de ingredientes naturais.
Antes de comprar esse produto, informe-se sobre sua composição, origem, método de fabricação e os níveis de arginina que contém.