Como é a alimentação do bebê de 5 meses? O que é possível introduzir nessa idade? Essas são algumas perguntas que permeiam a vida dos pais, especialmente daqueles que estão sendo pais pela primeira vez. Se você deseja saber como alimentar seu bebê de 5 meses, não se preocupe, aqui você entenderá como isso deve ser feito.
O processo de introdução alimentar é um grande desafio para grande parte dos pais, afinal, até aquele momento o bebê se alimentou apenas com o leite materno ou com a fórmula. Além disso, ele ainda não possui dentes que possibilitem a mastigação e os alimentos precisam estar bem amassadinhos para que ele não se engasgue, não é mesmo?
Alimentação do bebê de 5 meses
Para que o bebê se desenvolva bem é necessário proporcionar a ele todos os nutrientes essenciais para cada fase de sua vida e saber qual alimento não pode ser oferecido a ele naquele momento. Além disso, respeitar o paladar da criança é fundamental, pois no início ela irá rejeitar alguns alimentos.
Aleitamento materno
Antes da introdução alimentar, a primeira fase de nutrição do bebê é realizada por meio do aleitamento materno ou pela fórmula, caso o aleitamento materno não tenha dado certo. Durante essa fase, o bebê deve se alimentar única e exclusivamente do leite, portanto, não é necessário dar água a ele, tampouco introduzir chás ou sucos em sua dieta. Além disso, a amamentação também proporciona ao bebê alguns componentes do sistema imune.
Passada a fase do aleitamento materno surge a fase em que é necessário dar à criança outros tipos de alimentos. Isso ocorre por volta do quinto para o sexto mês.
O que é possível introduzir na alimentação da criança com cinco meses?
Quando o bebê está com cerca de cinco a seis meses é o momento de dar início à introdução alimentar. A partir desse período alguns alimentos podem ser incluídos no período da manhã, como forma de lanche, mas aguarde sempre de 3 a 4 horas após a última mamada da criança para dar a ela outro tipo de alimento.
Nesse momento, você pode dar ao bebê frutas amassadinhas ou algum tipo de legume, ou verduras bem cozidas e amassadas. É muito importante que os alimentos não sejam temperados, por isso, não coloque sal. Amasse-os bem e não ofereça ao bebê grandes quantidades, aproximadamente 2 colheres de chá é suficiente.
Outro ponto que merece destaque é que o paladar da criança ainda não está adaptado a esses novos sabores, uma vez que eles estão sendo introduzidos agora. Por isso, é muito normal que a criança rejeite alguns alimentos e goste mais de outros. Caso ela rejeite, espere três dias e ofereça o alimento novamente, tente isso por até três vezes. Se após as três tentativas a criança ainda rejeitar o alimento, não o ofereça mais, deixe isso para daqui a algum tempo.
Sendo assim, oferecer a papa da fruta primeiro pode funcionar melhor, pois a fruta possui um sabor adocicado e mais agradável.