Não é somente a recente alta na inflação que tem afetado o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que tem se distanciado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas de intenções de voto.
Segundo o jornalista Valdo Cruz, da “Globo News”, além da inflação, aliados do presidente disseram que falhas na comunicação do governo, e da campanha do chefe do Executivo, estão prejudicando a imagem do presidente e afetando o desempenho dele nas pesquisas de intenção de voto.
Nas últimas semanas, assim como publicou o Brasil123, levantamentos, como o feito pelo DataFolha, mostraram que Lula pode vencer Bolsonaro já no primeiro turno. Segundo Valdo Cruz, interlocutores do chefe do Executivo confessam que a inflação alta é o que mais pesa contra Bolsonaro neste momento.
No entanto, eles alertaram que não existe hoje uma estratégica unificada da comunicação do governo e da campanha, pois cada setor está apontando para um lado e prejudicando o desempenho do presidente nas pesquisas de intenção de voto. Ainda conforme Valdo Cruz, a cúpula de Bolsonaro listou que diversos grupos que hoje estão hoje “batendo cabeça” e disputando poder pelo comando da estratégia a ser adotada na eleição.
De acordo com esses aliados, de um lado, estão os marqueteiros do PL e do PP, a Secretaria de Comunicação, os ministérios. Do outro, o gabinete digital, os responsáveis pelos perfis do presidente nas redes sociais e as falas do próprio Bolsonaro.
“Não há uma sintonia entre os diversos setores que deveriam estar operando numa só linha para defender a imagem do presidente. Cada um aponta para um lado, ninguém orienta de fato Bolsonaro, e ele acaba adotando um discurso que mais atrapalha do que ajuda. Alguém tem de estar ao lado dele fazendo alertas, definindo a agenda de cada dia”, disse uma pessoa ao jornalista da “Globo News”.
Segundo o comunicador, um outro aliado de Bolsonaro lembrou, por exemplo, da crise atual envolvendo a equipe de marketing do PL e o vereador Carlos Bolsonaro (PL), filho de Bolsonaro que, assim como publicou o Brasil123, criticou publicamente as inserções do PL, que tenha humanizar a imagem presidencial.
Hoje, Carlos Bolsonaro é o responsável por gerenciar as redes sociais do pai. Já o outro filho do chefe do Executivo, o senador Flávio Bolsonaro, está à frente do comitê eleitoral que define a estratégia de marketing da campanha para a televisão e rádio e a agenda eleitoral, o que tem causado divergências até mesmo dentro da família presidencial.
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