Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) já têm um candidato ideal para a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU): o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). A informação foi revelada pelo jornalista Valdo Cruz, da “TV Globo”.
Segundo ele, assessores e aliados do presidente apostam na eleição do atual líder do governo no Senado, que disputará a vaga com outros dois parlamentares – Antonio Anastasia (PSD-MG) e Kátia Abreu (PP-TO) -, em uma eleição que deve ser definida ainda nesta terça-feira (14) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e em votação no plenário do Senado.
O escolhido para o TCU assumirá a vaga do ministro Raimundo Carreiro, que deixou o órgão para poder assumir a Embaixada do Brasil em Portugal. Segundo Valdo Cruz, interlocutores de Bolsonaro avaliam que Fernando Bezerra teria entre 35 e 38 votos.
Enquanto isso, afirmou o jornalista, os apoiadores de Bolsonaro acreditam que Anastasia receberá cerca de 25 votos, enquanto Kátia Abreu, com cerca de 15 votos, será a menos votada pelos colegas.
A votação, que é secreta, é de grande importância para a estratégia de Bolsonaro, que quer que um nome ligado ao Palácio do Planalto faça parte do TCU, em uma tentativa de ter mais nomes de sua confiança em tribunais.
Além de Fernando Bezerra
Se Fernando Bezerra tem o apoio de Bolsonaro, Anastasia tem como defensor o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tenta articular votos para elegê-lo. De acordo com Valdo Cruz, a eleição será uma espécie de teste de força para o presidente do Senado, que está sendo lançado pelo PSD como pré-candidato à Presidência da República em 2022.
Por outro lado, a senadora Kátia Abreu, que até outrora era o nome forte para ser apoiada pelo governo, acabou perdendo espaço entre os aliados de Bolsonaro porque seu suplente é Donizetti Nogueira, filiado ao PT, considerado um partido “inimigo” dos bolsonaristas.
Leia também: PGR defende que STF mantenha prisão de Roberto Jefferson