Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito, foi aconselhado por aliados a antecipar o anúncio de José Múcio Monteiro como novo ministro da Defesa. De acordo com informações do jornalista Valdo Cruz, da “Globo News”, aliados defendem que o anúncio do ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) seja feito nesta semana.
Margareth Menezes pode assumir Ministério da Cultura de Lula
De acordo com o comunicador, a ideia inicial era que os primeiros nomes fossem anunciados na próxima terça-feira (13). Além do simbolismo, visto que o número é o usado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nas urnas, o anúncio ocorreria um dia depois da diplomação, marcada para segunda-feira (12).
Segundo as informações, todavia, Lula foi aconselhado por um grupo de aliados, devido à resistência dos atuais comandantes das Forças Armadas a ele, a adiantar o anúncio do ministro da Defesa para acelerar o processo de escolha dos novos titulares do Exército, da Aeronáutica e da Marinha.
Em entrevista ao jornalista da “Globo News”, um dirigente do PT afirmou que a tentativa de golpe ocorrida no Peru, que levou à prisão do presidente Pedro Castilho, também seria um indicativo da necessidade em se adotar uma postura cautelosa, fazendo assim um “aceno público de tranquilidade a integrantes das três forças”.
Ministros de Lula
Nos próximos dias, espera-se que Lula revele nomes dos próximos ministros da Fazenda, da Justiça e da Casa Civil. De acordo com as apurações, os nomes mais cotados para assumir as pastas citadas, na ordem, são Fernando Haddad, Flávio Dino e Rui Costa. Todos os três são do PT, um movimento que já havia sido adiantado pela sigla, que afirmou que deve ficar com menos de um terço do comando do primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios durante o governo Lula.
Leia também: Lula deve ter mais chefes de Estado em sua posse do que Bolsonaro em 2018