Hoje, iremos informar uma situação diferenciada nos pagamentos do Bolsa Família. A primeira parcela do Bolsa Família do mês de abril ocorreu no dia 14, mas muitas famílias não precisaram esperar até o dia seguinte para receber o dinheiro.
Isso porque, desde o dia 14 de abril, o pagamento mínimo de R$ 600,00 aconteceu para todos os grupos em 126 municípios brasileiros, conforme informou o Ministério do Desenvolvimento Social.
Qual a justificativa para unificar o pagamento do Bolsa Família em 126 cidades brasileiras?
O pagamento normal do programa Bolsa Família está ocorrendo no período entre 14 e 28 de abril. São 10 dias úteis de pagamentos, realizados de acordo com o último número do NIS, antes do dígito verificador. Assim, a cada dia, um grupo específico de famílias tem o pagamento liberado.
Mas, por determinação do MDS, as cidades que decretaram calamidade pública, considerando desastres naturais, tiveram alteração neste cronograma de recebimentos, e assim, todos os grupos receberam no mesmo dia: 14 de abril.
O processo ocorre da seguinte maneira: primeiramente as prefeituras municipais decretam estado de calamidade pública, e os governos estaduais e federais recebem e apoiam. Assim, o governo federal, para ajudar estas famílias, antecipa o recebimento do benefício para o 1º dia de pagamento.
Quais foram as cidades que obtiveram a antecipação do benefício?
De acordo com o MDS, a antecipação e unificação do pagamento do Bolsa Família ocorreu nos municípios dos estados do Acre, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul. Sendo as três primeiras considerando os danos causados pelas chuvas torrenciais, e o último, considerando os danos causados pela estiagem.
Assim, o MDS informa que os seguintes municípios se beneficiaram pelo pagamento antecipado do Bolsa Família:
- No estado do Acre, município de Rio Branco, 43.850 famílias se beneficiaram;
- No estado do espírito Santo, nos municípios de Barra de São Francisco, Itarana e Mimoso do Sul, foram beneficiadas 7.771 famílias;
- No estado de São Paulo, no município de São Paulo, litoral norte, foram beneficiadas 181.830 famílias;
- No estado do Rio Grande do Sul, em vários municípios, foram beneficiadas 132.220 famílias.
Como receber os valores do Bolsa Família?
Para receber os ganhos do auxílio, está disponível:
- Nas agências da Caixa Econômica Federal;
- Nas lotéricas, bancos 24 horas, caixas eletrônicos;
- Utilizando o Aplicativo Caixa Tem: realizando pagamentos, compras e transferências, através do aplicativo.
Qual o cronograma normal de pagamentos do Bolsa Família?
O restante dos beneficiários do auxílio financeiro terá seus pagamentos realizados, considerando o último número do NIS, antes do dígito verificador, na seguinte sequência:
- NIS final 1: 14/04;
- NIS final 2: 17/04;
- NIS final 3: 18/04;
- NIS final 4: 19/04;
- NIS final 5: 20/04;
- NIS final 6: 24/04;
- NIS final 7: 25/04;
- NIS final 8: 26/04;
- NIS final 9: 27/04;
- NIS final 0: 28/04.
Assim, a antecipação do pagamento do Bolsa Família nas 126 cidades brasileiras, ocorreu considerando os desastres naturais como alagamentos, tempestades, enchentes e estiagem (falta exagerada de chuvas).
Então, faça valer o seu direito, e receba seu benefício no dia correto.