Aliviar a enxaqueca, algo que a maioria dos brasileiros quer. Afinal, esse é um incômodo que atinge a muitas pessoas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o problema acomete um bilhão de pessoas no mundo e é a sexta doença crônica que mais incapacita pacientes.
No Brasil, ela acomete 15% da população. Aproximadamente 90% de quem se queixa de enxaqueca têm algum tipo de prejuízo no dia a dia, faltando, por exemplo, ao trabalho.
O incômodo tem uma relação próxima ao estilo de vida que uma pessoa adota. Portanto, o sedentarismo, a alimentação inadequada são alguns outros fatores que podem desencadear o problema.
Para aliviar a enxaqueca, é importante adotar medidas que possam evitar as crises. Além da adoção de hábitos saudáveis tanto na alimentação como em exercícios e noites regulares de sono, essas crises podem ser combatidas com medicamentos. Porém, sempre orientado por um especialista.
Dicas para aliviar a enxaqueca
Algumas mudanças de hábitos podem aliviar a enxaqueca. Até mesmo fazer ela desaparecer. Confira abaixo as dicas:
Faça exercícios físicos
Pode parecer repetitivo dar essa dica, já que todos sabem que evitar o sedentarismo é bom para a saúde, de forma geral. Mas, no caso específico para aliviar a enxaqueca, os exercícios são especificamente bons porque ajudam a melhorar a tensão e o estresse, que podem ser gatilhos para as crises.
Mexer o corpo também costuma ser bom para potencializar a qualidade do sono. Dormir bem é uma dica extra para lidar com a enxaqueca, o ideal é ter horários certos para deitar e levantar. Criar uma rotina do sono é importante para auxiliar no combate da dor.
Evite a automedicação
Não tratar o problema de forma correta pode fazer com que ele se agrave. Além disso, tomar qualquer analgésico com frequência pode ser um tratamento errado ou inadequado, fazendo com que o corpo fique tolerante ou até dependente de alguns remédios.
A enxaqueca é uma doença que tem tratamento específico e um especialista pode dizer qual é o mais indicado para cada tipo de caso.
Evite alguns alimentos
Alguns alimentos podem desencadear crises e aí voltamos lá na primeira dica, portanto, é importante saber quais são eles. Dessa forma, fica mais fácil evitá-los.
Em geral, café, bebidas alcoólicas, carne vermelha, chocolate e alimentos muito processados ou com grandes quantidades de glúten e açúcar podem desencadear crises. Eles não são proibidos, mas vale evitá-los sempre que possível para aliviar a enxaqueca.
Não fume
Essa é outra dica de saúde geral, mas muito válida para esse caso. O cigarro pode piorar qualquer dor de cabeça, especialmente as enxaquecas.
Para aliviar a enxaqueca, relaxe
A tensão e o estresse são causas comuns das crises de enxaqueca e, por isso, qualquer atividade que te ajude a relaxar é uma importante aliada. Incluir no dia a dia atividades como meditação, yoga ou musicoterapia, por exemplo, são boas opções.
As massagens relaxantes também podem ser muito boas, inclusive durante as crises, pois elas ajudam a melhorar a circulação, o que pode aliviar a enxaqueca.