Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta quinta-feira (03) que o resultado da urna é incontestável. Durante a declaração, ele ainda afirmou que os criminosos que atacam o sistema eleitoral serão responsabilizados por isso.
“As eleições acabaram, o segundo turno acabou democraticamente no último domingo. O TSE proclamou o vencedor, o vencedor será diplomado até dia 19 de dezembro e tomará posse em 1º de janeiro de 2023. Isso é democracia, isso é alternância de poder, isso é estado republicano”, afirmou o presidente do TSE.
Essa declaração de Alexandre de Moraes aconteceu na primeira sessão da corte comandada por ele desde o último domingo (30), quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente após derrotar o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Como vem publicando o Brasil123, depois da oficialização de que Lula havia vencido o pleito, apoiadores de Bolsonaro bloquearam rodovias e deflagraram ações antidemocráticas. O motivo: eles não aceitam o resultado da eleição e, por isso, querem que haja uma intervenção militar.
“Não há como se contestar um resultado democraticamente divulgado com movimentos ilícitos, com movimentos antidemocráticos, criminosos que serão combatidos e os responsáveis responsabilizados sob a pena da lei. A democracia venceu novamente no Brasil”, disse Alexandre de Moraes.
Em outro momento, o presidente do TSE afirmou que a maioria dos brasileiros acredita na democracia e no estado de direito. “Aqueles que criminosamente não estão aceitando, que estão praticando atos antidemocráticos, serão tratados como criminosos e as responsabilidades serão apuradas”, declarou.
Alexandre de Moraes ainda relatou que os movimentos que bloquearam rodovias após as eleições são “criminosos” e destacou a agilidade da apuração proporcionada pelo sistema eletrônico de votação, o que mostra a “eficiência, a competência e a rapidez das urnas e do sistema eleitoral”.
Por fim, ele destacou que cerca de 125 milhões de eleitores, isto é 80% do total, foram às urnas. De acordo com o presidente do TSE, a participação do eleitorado foi “maciça” e demonstrou que as pessoas confiam nas urnas. “Os eleitores demonstraram a total confiança nas urnas eletrônicas comparecendo e escolhendo os seus candidatos. Participando, assim, da festa da democracia, que se encerrou com as eleições proclamadas pelo TSE no domingo”, disse Alexandre de Moraes.
Leia também: Bolsonaro se encontra com Alckmin no Palácio do Planalto