Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fez neste sábado (01) um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão reforçando a mensagem de confiança no voto e nas urnas eletrônicas. Para o chefe da corte eleitoral, as eleições deste ano “simbolizam o respeito à democracia como o único regime político, onde todo o poder emana do povo e que deve ser exercido pelo bem do povo para garantir o crescimento e fortalecimento da República brasileira”.
Durante seu pronunciamento, Alexandre de Moraes destacou que a democracia é uma construção coletiva daqueles que acreditam na liberdade e também daqueles que acreditam na paz. “Que acreditam no desenvolvimento, na dignidade da pessoa humana, no pleno emprego, no fim da fome, na redução das desigualdades, na prevalência da educação e na garantia da saúde de todos os brasileiros e brasileiras”, disse ele.
Em outro momento, ao comentar sobre as eleições marcadas para este domingo (02), ele salientou que a “verdadeira democracia” exige que o país ofereça plena liberdade e segurança para o eleitor registrar seu voto – cujo sigilo é plenamente garantido pelas urnas eletrônicas. Nesse sentido, Alexandre de Moraes enalteceu as medidas tomadas pelo TSE com este intuito como:
- A proibição de levar o celular para as cabines eleitorais;
- A proibição do porte de armas em um raio de cem metros das seções eleitorais, e
- E proibição do transporte e posse de armas por colecionadores, caçadores e atiradores.
“A Justiça Eleitoral reafirma seu papel de instrumento constitucional para o exercício seguro e transparente das escolhas democráticas realizadas pelas brasileiras e brasileiros, em respeito à soberana vontade popular, valor estruturante, essencial e imprescindível na construção e fortalecimento de uma democracia estável, justa, igualitária e solidária, que é a democracia que todos nós queremos para o Brasil”, afirmou Alexandre de Moraes.
Neste domingo, 156,4 milhões de eleitores estão aptos a votar no primeiro turno e escolher quem serão seus representantes em cinco cargos, sendo deles: presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual – distrital no caso do Distrito Federal.
Leia também: URNA ELETRÔNICA: Veja a ordem de votação e conheça o simulador do TSE