Durante toda a semana houve a preocupação dos usuários do aplicativo NHS de Covid-19 com alertas perturbadores que desaparecem rapidamente.
Agora o Departamento de Saúde diz que está trabalhando em uma correção – mas avisou que poderia levar algum tempo.
O problema afeta o aplicativo da Inglaterra e País de Gales, mas não o da Escócia ou da Irlanda do Norte.
Os alertas são gerados pela estrutura subjacente da Apple e do Google e não pelo aplicativo em si, mas estão causando alarme e confusão.
Depoimento
Lee Stanley, que disse à BBC ter instalado o aplicativo na última quinta-feira, assim que ele estava disponível, viu esta mensagem piscar:
“Possível exposição a Covid-19. Alguém que você estava próximo informou ter Covid-19. A data de exposição, a duração e a força do sinal foram salvas”.
Ele disse: “Quando cliquei nisso para abrir a notificação para ver o que aconteceu, ele não fez nada”.
Como ele estava em Birmingham, que o aplicativo lhe dizia estar em um nível de alto risco, ele estava naturalmente preocupado.
Ele mergulhou no site do aplicativo para obter mais conselhos: “Nas FAQs, há um ‘o que fazer se o aplicativo lhe disser que você esteve perto de alguém que tem o Covid-19’. E isso lhe diz para auto-isolar-se por 14 dias”
Mas quando ele foi ao Twitter, muitas pessoas lhe disseram que isto poderia ser um falso alarme.
“Não sei se é esse o caso ou não. Isso é o que é confuso”.
Relaxa
Na verdade, o Departamento de Saúde tem enfatizado durante toda a semana que as pessoas não devem se preocupar com esses alertas, que se originam do sistema de Notificações de Exposição Apple-Google subjacente.
As únicas notificações que importam aparecem no próprio aplicativo, dizendo a você para fazer isolamento e iniciar uma contagem regressiva, ou avisando que um local onde você fez o check-in foi designado como ponto central de vírus.
Essa mensagem recebida por Lee – e muitas outras – apenas sinaliza que o rastreamento de contatos Bluetooth está funcionando e fez contato com alguém infectado pelo Covid-19.
Mas esse contato não atinge o limite estabelecido pelos cientistas que aconselham o NHS, como suficientemente significativo para forçar alguém a ficar isolado.