Quem já é beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e aguarda a aprovação de um benefício, acaba sentindo um alívio quando finalmente recebe a aprovação. Todavia, é válido saber como verificar se seu CPF está incluso no novo benefício. Para a tranquilidade de muitos, o INSS oferece diversas formas de acesso ao histórico do beneficiário, o que inclui uma nova opção de consulta.
Portanto, nesta matéria, exploraremos as formas de verificar a aprovação do seu benefício do INSS. Além disso, saiba como utilizar o portal Meu INSS, o aplicativo MEU INSS e o telefone 135 para ter acesso a essa informação.
Confira as Formas de Verificar a Aprovação do Benefício do INSS
Em primeiro lugar, quando um benefício de aposentadoria, pensão ou qualquer outro é aprovado, é designado ao cidadão um número de identificação exclusivo contendo dez dígitos. Dessa forma, esse número permite a consulta de informações detalhadas relacionadas ao pagamento do benefício. Portanto, para descobrir o número do seu benefício, basta seguir os passos abaixo:
- Primeiro, acesse o portal Meu INSS.
- Depois disso, clique na opção “Entrar com gov.br”.
- Em seguida, faça login informando o seu CPF e senha. Se você ainda não possui um cadastro, será necessário criar um.
- Após ter efetuado o login bem-sucedido, na tela inicial do portal, você encontrará o número do seu benefício.
Assim como o portal Meu INSS, o aplicativo MEU INSS também oferece a possibilidade de consultar o número do seu benefício. Vale ressaltar que a plataforma está disponível tanto para dispositivos Android quanto iOS. Então, siga as instruções abaixo para utilizá-lo:
- Baixe o aplicativo Meu INSS:
- Depois, toque na opção “Entrar com gov.br”.
- Aqui, insira seu CPF e senha, caso já tenha um cadastro.
- E, por fim, na tela inicial do aplicativo, será possível visualizar o número do seu benefício.
Se preferir, é possível também realizar a consulta do número do benefício através do telefone. Para tal, basta ligar para o número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Posteriormente, para realizar a consulta, tenha em mãos o número do seu CPF.
Verificação da Aprovação do Benefício do INSS
Antes de mais nada, além de descobrir o número do benefício, é importante saber se o benefício do INSS foi aprovado. Sendo assim, para realizar essa verificação, você pode utilizar as mesmas alternativas mencionadas anteriormente: por meio do site Meu INSS, do aplicativo MEU INSS ou do telefone 135.
Assim, é possível verificar o status do benefício sem a necessidade de comparecer a uma agência. Assim como no site quanto no aplicativo há essa conveniência para consultar o status do benefício de forma simples e rápida.
De uma maneira resumida, para consultar o recurso no INSS, não é preciso comparecer pessoalmente a nenhuma agência. Com isso, você pode fazê-lo de forma conveniente e acessível de diversas maneiras:
- Por meio do site ou aplicativo Meu INSS, onde você faz login e acessa a área “Consultar Pedidos”.
- Através da ligação para o telefone 135 nos horários especificados anteriormente.
Seja qual for o método escolhido, é de extrema importância seguir as orientações especificadas pelo INSS e se atentar às possíveis mudanças na legislação ou nos procedimentos do Instituto. Do mesmo modo, tenha em mãos documentos pessoais, como CPF por exemplo, para facilitar a identificação ao utilizar esses canais de atendimento.
Como é possível notar, existem diversas maneiras de consultar se seu CPF está incluso no novo benefício do INSS. Então, o portal Meu INSS, o aplicativo MEU INSS e o telefone 135 são ferramentas essenciais, oferecendo comodidade e praticidade aos beneficiários. Com isso, utilize esses recursos para verificar a aprovação do seu benefício e a partir daí, obter todas as informações necessárias sobre o pagamento e o status do seu benefício do INSS.