Muita gente tem o costume de lavar frango e não entende o perigo que isso pode causar para higienização desse alimento. Portanto, nunca lave o frango antes de preparar esse alimento por causa dos motivos que falaremos nesta matéria até o final. Confira:
Pare agora com esse costume de lavar frango
Algumas pessoas mantêm hábitos e manias que deveríamos evitar. Segundo especialistas, você não deve lavar o frango na água de torneira porque isso está na lista negra do que não fazer na cozinha. Mas, por quê? Por causa do risco de contaminação que pode causar intoxicação alimentar nas pessoas que o consumirão posteriormente.
A Agência de Normas Alimentares do Reino Unido (FSA) alerta que o costume de lavar frango deve acabar porque isso poderia espalhar as bactérias desse alimento pela cozinha toda. Ou seja, você lava o frango e espalha microrganismos para espátulas, escumadeiras, entre outros utensílios. Portanto, veja mais sobre o assunto:
Por que não se deve lavar frango?
Logo acima, você viu a indicação de um dos maiores órgãos responsáveis pelos cuidados com alimentos do mundo. Apesar disso, 44% das pessoas continuam lavando carne crua antes de cozinhar. No Brasil, cerca de 47% das famílias têm o costume de lavar frango antes da preparação desse alimento.
Esse número foi encontrado pelo estudo realizado pelo Centro de Pesquisas em Alimentos localizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Mas, por que as pessoas continuam lavando? Por falta de conhecimento. Então, se você está lendo essa matéria, entenda por que nunca devemos lavar o frango na água da torneira.
Afinal, muita gente acredita que água da torneira iria contaminar o próprio frango na hora da lavagem. No entanto, o problema é outro. Pois, as bactérias estão presentes no frango que, após ser lavado, espalha esses microrganismos pela pia da cozinha e tudo que estiver por perto.
Por exemplo, você vai lavar o frango e não tem como evitar que gotas de água espirrem para os lados infectando facas e espátulas. Por causa disso, estudos comprovaram o alto risco de contaminação que levaria à intoxicação alimentar das pessoas que consumirão receitas feitas com esses utensílios.
Risco de bactéria camplylobacter por lavar frango antes de cozinhar
Agora, você vai conhecer a bactéria mais temida por pessoas que têm costume de lavar frango antes de cozinhar. Afinal, a camplylobacter é a responsável por tantos estudos que indicam que essa prática deve ser evitada.
Sem aquecimento, pode haver transmissão dessa bactéria por meio de superfícies contaminadas como utensílios e até suas mãos sem higienização correta. Portanto, nunca lave frango a partir de agora para evitar que esse microrganismo encontre um local confortável na sua cozinha para fixar moradia.
Já que, essa bactéria pode causar problemas graves como síndrome do intestino irritável e até a temida síndrome de Guillains Barré. Por isso, cozinhe o frango em água fervente para eliminar esses microrganismos definitivamente ao invés de realizar qualquer lavagem. Pois, a água fervente é o melhor caminho para higienização de alimentos como o frango.