A Receita Federal identificou que cerca de 2 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, possuem alguma pendência. Quando as irregularidades não são sanadas, leva a declaração à malha fina. Esse número é com base no total de declarações entregues até as 16h, do dia 31 de maio, último dia do prazo para o envio.
A Declaração do IRPF que cai na malha fina fica retida para que haja a verificação de pendências. Consequentemente, caso haja o direito à restituição, o mesmo também ficará retido até que as inconsistências sejam regularizadas.
Declarações em números
A Receita Federal informou na manhã desta quarta-feira, 1º de junho de 2022, o total de 36.322.912 declarações de Imposto de Renda 2022. Os dados foram confirmados pelo Fisco.
Com essa informação, divulgada pelo portal de notícias InfoMoney, o número de declarações enviadas este ano superou em 2,2 milhões o de 2021. Do total entregue, cerca de 61% têm direito à restituição e 19% têm débito a pagar.
Como saber se há divergências em minha declaração?
De acordo com o Fisco, em nota para o portal G1, é possível que o contribuinte consulte a situação de sua declaração por meio do portal e-CAC.
As divergências encontradas como rendimento divergentes, despesas médicas e com educação, podem ser corrigidas pelo acesso ao portal. Além disso, é possível ver se terá o direito à restituição do IRPF e a data de liberação.
Autocorreção: Evite cair na malha fina
A fim de evitar cair na malha fina, o contribuinte pode realizar a autocorreção de sua declaração.
Para realizar o procedimento, o contribuinte deve consultar o extrato de processamento da sua declaração do IRPF, que estará disponível a partir deste mês de junho. Pelo extrato, será possível verificar as pendências e realizar as correções necessárias.
Segundo informado pelo secretário da Receita Federal, Júlio César Vieira Gomes, ao G1, nesta fase é onde o contribuinte presta esclarecimentos ou apresenta os documentos necessários que comprovem as informações preenchidas.
De acordo com a Receita, essas 2 milhões de declarações que possuem pendências, se não forem corrigidas até o final deste ano, ficarão retidas na malha fina.
Para saber como evitar os erros que levam a declaração a cair na malha fina, confira a matéria neste link.
Leia também: Novo modelo de CNH começa a valer a partir de 1º de junho no Brasil