Finalmente tivemos uma trégua na onda de calor e podemos respirar um pouco mais aliviados com temperaturas mais amenas. Aliás, em algumas regiões, até amenas demais, principalmente, se pensarmos que dias atrás os relógios marcavam valores acima de 40 graus.
De toda forma, é preciso alertar que ela pode voltar. Isso mesmo, a onda de calor pode continuar presente no próximo mês. A saber, essa é a previsão sinalizada pelo Climatempo.
Siga a leitura para conferir os detalhes.
Quando começa o HORÁRIO DE VERÃO 2023?
Onde de calor segue em outubro
Um comunicado da empresa de meteorologia sinaliza que é altamente provável que o Brasil tenha uma nova onda de calor.
Em resumo, a previsão é de que os sistemas de alta pressão atmosférica continuem parados sobre o território brasileiro até o fim da primavera, o que impediria a formação de nuvens de chuva.
Então, como o mês de outubro costuma ser mais quente que o de setembro, é provável que a nova onda de calor seja ainda mais quente do que a anterior.
Ainda mais, de acordo com os especialistas, a primavera de 2023 está especialmente quente por conta do El Niño, fenômeno que aumenta a temperatura nas águas do Oceano Pacífico e altera o clima em toda a região.
Além disso, o aquecimento anormal do Oceano Atlântico Norte influencia diretamente no clima brasileiro.
Chuvas irregulares
O meteorologista Vinícius Lucyrio, da equipe de previsão climática da Climatempo, explica o aumento do calor em outubro e fala sobre as chuvas.
“A primeira coisa que precisamos lembrar, é que o mês de outubro já é naturalmente mais quente, pois o Hemisfério Sul já recebe uma incidência solar mais direta, pelo próprio movimento natural da Terra ao redor do Sol. Picos de calor são bastante comuns durante o mês de outubro especialmente no Centro-Oeste, no Norte, no Sudeste e no interior do Nordeste”, explicou.
“Com a atuação forte do fenômeno El Niño este ano, as pancadas de chuva que já podem ocorrer naturalmente por causa do calor nesta época, ficam mais irregulares. Isso significa que durante esse mês de outubro, vai ser comum termos períodos de 3 a 5 dias praticamente sem nenhuma chuva, que é um reflexo dessa irregularidade, dessa mudança da circulação de ventos causada pelo El Niño”, completou.
Veja também: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL fará mudança importante; veja as novidades
Mapa da onda de calor
O mapa abaixo mostra a tendência da temperatura no Brasil durante o mês de outubro, pela análise da equipe de previsão climática da Climatempo.
Acompanhe a representação da onda de calor. Nas áreas em vermelho escuro, que abrangem a maior parte do país, as temperaturas em outubro vão ficar acima do normal para o mês. Aliás, as temperaturas podem ficar de 2°C a 3°C acima da média normal.
Em complemento, nas áreas em tom rosado, as temperaturas vão ficar um pouco acima da média e podem ficar até 1°C acima das médias climatológicas normais.
Confira ainda: Governo vai oferecer viagens com parcelamentos de até 60 vezes