Atenção, porque temos aqui uma notícia que merece o seu cuidado. A saber, um golpe envolvendo o Nubank, conhecido banco digital, tem deixado clientes preocupados e alertas.
Isso porque golpistas têm se passado por funcionários do banco com o foco de enganar pessoas e furtar dinheiro das contas.
Em resumo, a abordagem dos criminosos ocorre geralmente por meio de ligações telefônicas ou mensagens de texto, nas quais alegam ser representantes do Nubank.
Golpe utilizando o nome do Nubank
Utilizando técnicas convincentes de engenharia social, os golpistas solicitam informações confidenciais, tais como senhas, códigos de acesso e dados pessoais, alegando a necessidade de atualização cadastral, resolução de problemas de segurança e até mesmo reconhecimento de compra.
Uma mulher, de 46 anos, que preferiu não se identificar, foi vítima do golpe.
Segundo ela, os golpistas enviaram um SMS que alegava ter sido realizada uma tentativa de compra em uma joalheria no valor de R$ 920, mas que estava pendente de autorização. Para cancelar, ela deveria ligar para uma central.
Como os golpistas agem
São milhares os relatos nas redes sociais de pessoas que tiveram uma abordagem semelhante, com alguém se dizendo ser do Nubank e que uma eventual compra precisava de autorização.
Então, alguns minutos depois do contato inicial, chega outro SMS como se fosse do banco Nubank, no qual a vítima tem conta, alertando sobre uma movimentação suspeita e tentativa de compra.
A vítima explica:
“No desespero, entrei em contato com a central indicada na mensagem. Me atenderam como se, de fato, eu estivesse falando com algum funcionário do banco. Tinha até central de atendimento robotizado. Só com o meu número de telefone, eles sabiam meu nome completo, CPF, e sabiam que eu era cliente do Nubank”, relata a vítima.
Durante a ligação, o golpista citou informações pessoais da vítima.
“Como tinham os meus dados, eu confiei que, de fato, estava falando com o banco. Me pediram o número do cartão e o código de segurança para verificar o que havia acontecido. Eles confirmaram que meu cartão tinha sido clonado e, para cancelar, eu precisava copiar o código que eles me enviariam pelo WhatsApp”, detalha.
O código chegou pelo aplicativo de mensagens em formato de Pix copia e cola. Os golpistas alegavam que, para ela cancelar o cartão, era necessário fazer essa transação, mas que nenhum valor seria debitado da conta dela. Sendo assim, a mulher fez o pagamento de R$ 500.
“Quando eu vi que o valor tinha saído da minha conta, eu entrei em desespero. Tentei ligar na tal ‘central’, e eles não atendiam mais. Foi, então, que entrei em contato com o chat do Nubank, diretamente no aplicativo, e me avisaram que eu tinha caído num golpe. Me senti lesada, burra por ter sido vítima de um golpe desses”, lamenta a mulher.
O que diz o Nubank
Em nota oficial, o Nubank alerta os clientes sobre os métodos utilizados pelos criminosos, e ressalta que a instituição financeira jamais solicita tais informações por telefone ou mensagem.
Além disso, reforça a importância de manter a segurança das informações pessoais e recomenda que qualquer contato suspeito seja imediatamente denunciado à empresa.
O que fazer caso caia no golpe
Por fim, vamos às orientações! As vítimas do golpe devem entrar em contato imediatamente com o Nubank para relatar a situação, bloquear o acesso não autorizado e iniciar os procedimentos para a recuperação de eventuais prejuízos.
Na dúvida, desligue de imediato o telefone ao receber uma ligação suspeita e ligue você mesmo para a central oficial do Nubank para esclarecer a situação.