No início de outubro, a Região Sul enfrenta baixas temperaturas e condições de tempo estável na maior parte do território, exceto nas regiões leste e norte do Paraná, que podem experimentar algumas chuvas isoladas.
Uma frente fria passando reforça a entrada de ar polar, resultando em uma queda nas temperaturas nas áreas dos Vales de Santa Catarina, no estado do Rio Grande do Sul, bem como nas áreas de serra e planalto.
Como fica o tempo durante a semana?
Há a possibilidade de geada ao amanhecer, mas ao longo do dia, o sol deve aparecer e as temperaturas se tornarão agradáveis. A partir de terça-feira (03), a chuva retorna devido a uma alteração no padrão de circulação de vento, espalhando nuvens carregadas pela maior parte da Região.
Na terça-feira, devido a uma baixa pressão e um influxo de umidade em níveis baixos, o tempo se torna instável, especialmente no centro-oeste do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina, onde pancadas fortes de chuva com raios e ventos moderados são possíveis.
Na quarta-feira, essa baixa pressão no alto-mar origina um ciclone extratropical, e ao longo do dia, esse sistema dá origem a uma frente fria. É importante notar que esse sistema NÃO se forma sobre nenhum estado da Região Sul, mas contribui para a formação de instabilidades, nuvens carregadas, tempestades e ventos fortes.
O tempo fica mais nublado e há risco de tempestades no norte do Rio Grande do Sul e no centro-oeste de Santa Catarina. No Paraná, a chuva será influenciada pelo deslocamento da frente fria em direção ao Sudeste, o que resultará em muitas nuvens e potencial para pancadas fortes.
Frente Fria
Na quinta-feira (05), essa frente fria se afasta para o oceano, e a maior parte da Região volta a ter tempo firme. Apenas o Paraná continuará com chuvas, mas sem indicativos de chuvas fortes ou tempestades.
A tendência até o final da semana é que a atuação de uma área de baixa pressão favoreça um aumento no fluxo de umidade sobre a Região, o que pode resultar em tempestades, especialmente no interior do Sul do país, encerrando a semana com condições tempestuosas novamente.
Ciclone traz ar frio e possibilidade de geada
Um ciclone na costa da Argentina está impulsionando ar mais frio em direção ao Rio Grande do Sul, mantendo as temperaturas amenas para esta época do ano. A influência do ar frio será mais significativa na zona Sul do estado gaúcho.
De acordo com os mapas do modelo canadense de probabilidade de geada, existe a chance de geada neste domingo e na segunda-feira. Municípios da Serra do Sudeste, como Pinheiro Machado e Pedras Altas, assim como áreas na fronteira com o Uruguai e na região da Campanha. Esses locais apresentam maior probabilidade de ocorrência de geada.
As temperaturas mínimas nesta segunda-feira devem variar entre 3ºC e 5ºC em várias localidades da fronteira. Como no Uruguai, Campanha e no Sul gaúcho. Na terça-feira, essas áreas do Rio Grande do Sul ainda podem registrar temperaturas baixas, em torno de 5ºC.
A presença de ar seco e um céu mais aberto contribuirão para uma queda ainda maior da temperatura na região Sul do estado.
Já na região mais fria do estado, os Campos de Cima da Serra, a influência do ar frio será menos intensa. Além disso, a presença de maior nebulosidade fará com que a atmosfera se resfrie menos do que no Sul. Região que estará mais próximo do pequeno núcleo de ar gelado. O amanhecer da segunda-feira será mais frio na região, com mínimas de um dígito.
As madrugadas de segunda e terça-feira também prometem ser frias para o mês de outubro em Porto Alegre e na região metropolitana. A capital gaúcha deve registrar mínimas em torno de 8ºC a 10ºC na estação do Jardim Botânico. Mas as temperaturas podem cair para 6ºC ou 7ºC no Sul da cidade. Em alguns setores da Grande Porto Alegre, as temperaturas podem chegar a 5ºC a 7ºC nas duas madrugadas.