Muitos cidadãos que recebem benefícios sociais do Governo Federal, vêm reclamando nos últimos dias sobre um “erro de conta não localizada” no Caixa Tem.
Com isso, esse problema de acesso ao app vem tirando o sono e preocupando muitos cidadãos. Afinal de contas, a ferramenta é utilizada por cerca de 21 milhões de famílias, movimentando valores recebidos pelo Bolsa Família, além de outros pagamentos, como por exemplo, o saque do FGTS e do PIS/Pasep.
Vale ressaltar que um grande aumento nos acessos nas últimas semanas gerou a instabilidade no aplicativo. Isso, culminou com alguns serviços fora do ar e impediu os usuários de movimentarem os valores disponíveis.
Diversos benefícios do governo são pagos pelo app
Antes de mais nada, o aplicativo foi criado a fim de que os órgãos responsáveis repassassem benefícios na conta poupança digital. No entanto, ele tem condições de uso para movimentação dos auxílios, bem como realizar pagamentos, PIX, além de quitação de boletos em geral.
Nesse sentido, o real objetivo era desafogar as agências físicas da Caixa, que optou por realizar os repasses para todos os beneficiários através da poupança digital. Sendo assim, pelo app, cidadãos de todo o Brasil conseguem, inclusive, realizar suas compras virtuais, além de comprar pagando diretamente na maquininha, sem uso de cartão, ou seja, com o QR Code.
Erro de conta não localizada no Caixa Tem
Embora tenha tantas funcionalidades, as reclamações mostram que ultimamente, os recursos vem apresentando falhas. De acordo com o monitoramento no site Downdetector, essas reclamações estão mais recorrentes nessas últimas semanas e relacionadas ao “erro de conta não localizada” no Caixa Tem.
Sendo assim, quem entra no app, tanto para consultar seu saldo ou para efetuar o pagamento dos boletos, encontra grandes dificuldades. É possível dizer que não é à toa que, frequentemente, entre os assuntos que são mais comentados no Twitter, está a hashtag “#CaixaTem”.
Em suma, os usuários utilizam esta rede social para relatar o mau funcionamento do Caixa Tem. Dessa forma, isso acaba contribuindo para que outras pessoas que pesquisam na internet sobre a questão, tenham uma visão maior do que pode acontecer.
Assim, ao entrar no app, o usuário se depara com a seguinte mensagem “conta não localizada, não identificamos Poupança Social Digital aberta para você”. Todavia, em alguns casos, o que aparece é “houve um erro ao consultar a conta disponível”. Portanto, diversos brasileiros acreditam que a conta foi desativada por algum motivo e se desesperam.
No entanto, esse erro acontece por conta dos picos de acessos simultâneos no aplicativo. Resumindo, como está aumentando o número de beneficiários e por consequência, o de pagamentos de benefícios sociais, pode-se dizer que, praticamente, é como o tumulto que antes acontecia nas agências físicas da Caixa Econômica Federal. Porém, ao invés de se deparar com filas enormes, o usuário simplesmente é impedido de acessar sua conta no app.
Nesse caso, a instituição bancária recomenda que beneficiários façam a tentativa de acesso em um horário alternativo. Preferencialmente, em um período do dia em que há um fluxo menor de usuários é depois das 22h.
Como resolver o erro de acesso ao Caixa Tem
Sobretudo, caso ocorra o erro na conta não localizada, não é caso para desespero. Afinal, a conta, bem como os benefícios continuam disponíveis. Dessa forma, considere que a mensagem não passa de um bug devido a uma sobrecarga. Felizmente, portanto, não é necessário fazer novo cadastro, mesmo porque o sistema detectará duplicidade no CPF.
Acima de tudo, o ideal é garantir que o app esteja atualizado. Com isso, os serviços funcionarão normalmente. Aliás, na maioria das vezes, o app é a única maneira de movimentar os valores recebidos pelo FGTS, além dos pagamentos do Bolsa Família e Vale-Gás, pagos pelo governo.
Então, o recomendado para evitar ou mesmo diminuir a incidência de erros, é que a versão instalada do aplicativo seja a mais recente. A última versão do Caixa Tem, por exemplo, foi lançada no dia 30 de março: a v.1.77.1.
Atualização cadastral no app Caixa Tem
A saber, em 2022, a Caixa relatou que todos os beneficiários devem atualizar seus cadastros no app Caixa Tem. Sem dúvidas, isso também é importante para minimizar o que vem ocorrendo.
Sendo assim, para atualizar o cadastro no Caixa Tem, o primeiro passo é acessar o app e clicar nos três pontinhos na parte superior à direita. Depois disso, basta ir em “Atualize seu cadastro” e enviar o que for pedido. Normalmente, são:
- CPF;
- Comprovante de endereço;
- RG;
- Selfie.
Além disso, a Caixa Econômica Federal ressalta que todo o envio é realizado totalmente através do celular. Portanto, não é preciso comparecer em nenhuma agência.
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