Taxas de juros mais baixas e prazos mais longos de pagamento. Esses são os principais atrativos dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na hora de contratar um empréstimo consignado.
Para quem não está familiarizado, cabe explicar que essa modalidade de crédito tem as parcelas descontadas diretamente no benefício do cidadão, e por isso, normalmente tem menor risco e oferece juros mais baixos.
No entanto, é também pelo mesmo motivo que é preciso ter mais atenção.
Assim, antes de contratar um empréstimo é sempre importante entender a finalidade do crédito e a porcentagem do salário que será comprometida com a dívida.
Vem mais chuva por aí? Confira a previsão do tempo para as próximas semanas
Papel do INSS
A saber, a contratação de qualquer empréstimo é uma transação comercial privada, realizada exclusivamente entre a pessoa e a instituição financeira. Assim, cabe ao INSS apenas a operacionalização dos pagamentos e descontos.
Aliás, para que o segurado possa realizar esse tipo de operação, ele precisa desbloquear o seu benefício para empréstimos.
Contudo, de forma preventiva, o INSS bloqueia todo benefício novo para a contratação de empréstimos por 90 (noventa) dias, contados a partir da data de concessão.
Então, após esse prazo, a pessoa pode solicitar essa operação pelo ‘Meu INSS’ usando a conta Gov.br (selo ouro ou prata), ou por meio de agendamento pelo telefone 135.
Operações indevidas
Caso o beneficiário identifique empréstimos não solicitados em seu benefício, ele deve acessar o site https://www.consumidor.gov.br/ e registrar a reclamação.
Este site é mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, que desde 2019 cuida deste tipo de situação. Cabe à Senacon determinar o cancelamento do empréstimo.
Ainda mais, sendo uma denúncia de golpe, sempre recomendamos que a pessoa também faça um boletim de ocorrência na delegacia de polícia.
Por fim, cabe mencionar que o INSS segue atento a essas situações e está sempre disponível para orientar e auxiliar o cidadão, além de revisar constantemente suas normas para coibir qualquer prática abusiva.
Sendo assim, com essas dicas, quem ganha é o cidadão, que tem mais chances de encontrar condições adequadas às suas possibilidades de pagamento, com segurança e privacidade.
Confira também: Mais grana no bolso! Veja quem recebe ADICIONAL EXCLUSIVO no Bolsa Família de outubro
Confira como fazer
O segurado que quiser bloquear ou desbloquear o benefício para empréstimo consignado deve seguir os passos abaixo:
- Entre no ‘Meu INSS’;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite “bloquear” ou “desbloquear”;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Nacional
Leia ainda: VITÓRIA! INSS anuncia mutirões para quem depende de PERÍCIA MÉDICA