O programa de renegociação de dívidas do Governo Federal despertou o interesse de muita gente, porém chamou a atenção também de golpistas. Assim, esses criminosos criaram uma nova modalidade de crime, os golpes do Desenrola Brasil.
Nesse sentido, o programa Desenrola Brasil, que teve sua criação como forma de solucionar problemas financeiros dos cidadãos brasileiros, pode acabar gerando dor de cabeça. Assim, ao invés de trazer alívio aos cidadãos em relação aos compromissos financeiros, pode trazer outras dívidas e complicações inesperadas. Pois a realidade dos golpes no Brasil é algo preocupante, e normalmente traz muito prejuízo financeiro às vítimas.
Afinal as mesmas facilidades que a tecnologia traz para os cidadãos de bem, ela oferece também aqueles que planejam atos ilícitos.
Quer saber tudo sobre os novos golpes envolvendo o programa de renegociação de dívidas do governo? Continue a leitura do texto até o final.
Meios para a divulgação dos golpes do Desenrola Brasil
Segundo o site InfoMoney, um levantamento feito pela UFRJ, através de seu laboratório de estudos mostrou a existência de 1.048 fraudes. Esses anúncios golpistas eram referentes ao Desenrola e ocorreram no período entre 19 e 21 do mês de julho. Além disso, apontou que o ambiente desses golpes são as redes sociais.
A Universidades Federal do Rio de Janeiro conduziu o estudo analisando a biblioteca que armazena os anúncios publicitários da empresa Meta, cujo impulsionamento ocorre em suas plataformas sociais como:
- Instagram;
- Facebook;
- WhatsApp Messenger.
Portanto, conforme ressalta o relatório da universidade, essa espécie de anúncio com fraudes, podem trazer prejuízos financeiros enormes àqueles cidadãos que visualizam conseguir os benefícios do programa. Afinal os golpes do Desenrola Brasil ganham credibilidade, em partes, pelo fato de utilizarem de forma indevida a imagem do Governo Federal e do serviço de proteção ao crédito (Serasa).
Resposta da empresa meta sobre os anúncios fraudulentos em sua plataformas
De acordo com afirmações da empresa de plataformas sociais a Meta mantém o compromisso de combate a golpes e fraudes em suas redes sociais. De acordo com seus representantes, anúncios referentes ao programa Desenrola Brasil que visam enganar possíveis vítimas têm a remoção imediata.
Isso acontece com o uso de tecnologias próprias para detectar esse tipo de publicação, ou por meio de denúncias de usuários ou ainda revisão humana.
Contudo, segundo autoridades no assunto, somente a autorregulação das plataformas pode ser insuficiente para mitigar a divulgação desse tipo de golpe. Especialistas destacam a necessidade urgente de regulamentação que torne o ambiente digital mais transparente.
Assim, gerar responsabilidades nas plataformas digitais, que esteja em linha com o Código de Defesa do Consumidor.
Como evitar os golpes do Desenrola Brasil
Assim como a maioria dos golpes da atualidade, esse também usa estratégias chamativas, como propostas mais vantajosas em questão de valores ou praticidade. Então é preciso estar atento para não cair na sedução do lucro fácil. Algumas atitudes podem ajudar a não se tornar vítima desse golpe, como:
- Nunca clicar em links suspeitos;
- Sempre desconfiar de mensagens via e-mail, SMS ou WhatsApp;
- Evitar acesso em links tendo alguma dúvida sobre a confiabilidade e não compartilhar dados pessoais.
- Sempre acessar o site oficial dos bancos e demais entidades;
- Recusar ofertas para renegociar dívidas que não sejam das plataformas oficiais das instituições financeiras.
Agora que você ficou sabendo dos golpes do Desenrola Brasil, fica esperto e não caia em armadilha de criminosos. Volte para mais informações.