O governo auxilia diferentes famílias de baixa renda através de programas sociais. É necessário, portanto, ressaltar que o valor do Bolsa Família pode diminuir ou aumentar de acordo com as características de cada grupo familiar.
Outra fator que pode fazer com que o pagamento deste benefício diminua, é o aumento da renda familiar, contanto que a renda per capita não passe de meio salário mínimo, fazendo com que a família passe a participar da Regra de Proteção. Dessa forma, o grupo poderá receber 50% do valor do programa.
Quer saber mais sobre as situações em que o valor do Bolsa Família pode diminuir? Então, continue conosco na leitura deste texto pois ele trará muitas informações sobre esse assunto.
Valor do Bolsa Família pode diminuir com a Regra de Proteção
A regra de proteção, que teve seu início no mês de junho deste ano, permite que as famílias, que passarem a ter uma renda mensal maior, tornando a renda per capta maior que 218 reais, ainda recebam 50% do valor do Bolsa Família.
A porcentagem é do valor total do pagamento, incluindo os adicionais. Assim, essas famílias podem receber esta parte do valor por até dois anos. Todavia, ao aumentar a renda da família, o valor da renda total dividido por cada integrante não pode ultrapassar metade de um salário mínimo para que as famílias entrem nesta regra de proteção, ou seja, não pode ser maior que 660 reais. Sendo assim, no mês de julho, mais de 2 milhões de famílias se encaixaram na regra de proteção.
É válido destacar que se a família, após os dois anos participando da regra, voltar a ter uma renda familiar per capita inferior a 218 reais, a família poderá ter acesso ao valor total do Bolsa Família. Contudo, para isso, é preciso procurar um CRAS a fim de realizar a atualização dos dados da renda e solicitar novamente o benefício.
Situações que o valor do Bolsa Família pode diminuir
Há situações em que o valor do Bolsa Família pode diminuir, ou melhor, que o valor pode variar tendo a possibilidade de aumentar ou diminuir de acordo com as características de cada família.
O valor fixo do benefício é de 600 reais, no entanto, pode ter um acréscimo de 150 reais para famílias que possuem crianças de até seis anos. Ou então, um acréscimo de 50 reais para famílias com pessoas de 7 a 18 anos ou gestantes entre os membros.
Quais as condições para receber o benefício?
Para ter acesso ao Bolsa Família é necessário que a família possua renda mensal per capita de até 218 reais. Outro requisito é a inscrição no Cadastro Único.
Já para se manter no programa, entre os critérios estão a obrigação do pré-natal para gestantes. Ou então frequência escolar para os integrantes de até 18 anos. Bem como o cumprimento da carteira de vacinação. É necessário, também, realizar acompanhamento nutricional, ou seja, de peso e altura, de crianças com idade de até sete anos.
Agora que você já sabe que o valor do Bolsa Família pode diminuir em algumas situações, fique atento para não ser pego de surpresa. Volte para mais informações.