Os produtos de limpeza são essenciais para manter uma casa cheirosa, limpa e organizada. Existem produtos de limpeza de diversos tipos que são direcionados para as mais diversas funções. Hoje, é possível encontrar produtos de limpeza que deixam o ambiente com um cheiro agradável, outros que removem a sujeira das superfícies e há ainda os produtos clareadores.
Mas é necessário tomar muito cuidado ao manipular esses produtos. Alerta geral! Tome estes cuidados na hora de usar produtos de limpeza. Muitas pessoas gostam de misturar os produtos de limpeza a fim de garantir um resultado mais efetivo e duradouro, pois pensam que a mistura de dois produtos potentes resultará em algo ainda mais poderoso.
Mas a verdade é que isso não ocorre e essa ação pode levar à formação de um produto extremamente tóxico e perigoso. Inclusive, existem relatos de pessoas que passaram por situações de intoxicação ao realizarem a mistura de produtos de limpeza. Portanto, isso proporciona um grande perigo para a saúde.
Tome estes cuidados na hora de usar produtos de limpeza
Como mencionado anteriormente, existem diversos produtos de limpeza disponíveis no mercado, e grande parte deles contém substâncias prejudiciais à saúde. No entanto, eles não configuram um risco à saúde quando são utilizados da forma correta. Então, para que você saiba como utilizar os produtos de limpeza da forma correta, sem proporcionar um risco à sua saúde, leia este post com atenção até o final.
Não realize a mistura de produtos
Um dos piores e mais graves erros de quem manipula produtos de limpeza é a mistura de diferentes tipos de produtos. Essa ação, além de fazer com que os produtos percam sua eficácia, pode levar à formação de compostos altamente nocivos à saúde.
Não existe evidência alguma que a mistura de produtos de limpeza leva à formação de um composto melhor, pelo contrário, é extremamente perigoso misturar diferentes substâncias químicas que podem reagir entre si.
Cuidado com álcool e hipoclorito
Com a finalidade de desinfetar algumas áreas, algumas pessoas acabam misturando água sanitária com álcool em gel, uma vez que os dois produtos possuem ação desinfetante. Porém, quando o álcool presente no álcool em gel mistura-se ao hipoclorito presente na água sanitária, há destruição dos dois compostos, anulando, portanto, o efeito de ambos.
Além disso, misturar esses dois compostos dá origem a um composto extremamente tóxico, denominado acetaldeído. O acetaldeído, por sua vez, pode queimar e irritar a pele. É importante também não misturar a água sanitária à água oxigenada ou ao vinagre, pois quando esses compostos se juntam, dão origem a vapores que apresentam toxicidade.
Água sanitária
A água sanitária é um dos produtos mais utilizados na limpeza, uma vez que ela realiza a remoção de manchas e desobstrui ralos e pias. No entanto é necessário ter muita atenção, pois esse produto pode ferir a pele, causar intoxicações ou alergias. O ideal, portanto, é a diluição do produto em água e que você utilize luvas para manipulá-lo.